AcontecendoSuposto perfil fake que atacou vereadores sai do ar

A Comarca15 de abril de 20196 min

Da Redação

Criado para atacar vereadores da bancada oposicionista o perfil supostamente fake denominado “Isadora Mendonça” saiu do ar nesta semana. Há suspeitas de que o criador da conta tenha modificado a privacidade das publicações após declaração do parlamentar Ernesto Albuquerque na última sessão ordinária, ocorrida nesta segunda-feira, 8. No entendimento do parlamentar, a página tem sido gerida por pessoas próximas ao governo Jô Silvestre e teria sido criada com o único intuito de atacar os vereadores da oposição. Entre os indícios estão a publicação maciça de textos atacando adversários do prefeito na Câmara, além de o perfil ser recente e manter amizades com membros ligados à atual administração.

Por esse motivo, o petista solicitou à Câmara, a abertura de um Boletim de Ocorrência para que o caso seja investigado. “A gente sabe que é fake, lá tem postagem de agressões contra os vereadores. Pelo que consta me parece que é alguém do governo que utiliza tal perfil. Isadora Mendonça não existe. Vou sugerir que façamos um B.O para localizar essa Isadora. Temos que levar a sério isso. Isadora Mendonça é um fake e não podemos admitir isso”, pondera Ernesto.

ATAQUES – O primeiro alvo de ataques foi o vereador Cabo Sérgio. Suas considerações a respeito da morte de Boechat causaram polêmica e posteriormente foram duramente criticadas em publicação do suposto perfil fake. “Absurdo! Que falta de respeito e sensibilidade, senhor vereador”, diz a postagem.

No fim de fevereiro, o perfil atacou Marialva Biazon mencionando a fala do advogado Renato Ribeiro, responsável pela defesa de Jô Silvestre na Comissão Processante que investigou suposta quebra de decoro do chefe do Executivo. Durante as oitivas, Renato chamou Marialva de “ficha suja”, e o fato logo foi repercutido pelo perfil de Isadora: “estamos mal representados, que vergonha”.

CRÍTICAS – Ernesto também não escapou dos insultos proferidos no perfil. Há cerca de um mês, circulou nas redes sociais, uma foto em que o vereador parecia estar dormindo, quando na verdade estava olhando para o celular.  Ele esclareceu a situação na semana seguinte, mas não poupou críticas à conduta do responsável pela viralização da imagem.O alvo mais recente de ataques foi a vereadora Adalgisa Ward, acusada de deixar entulho em sacos de lixo em frente à sua residência. A publicação atribui à parlamentar o descarte de material de construção em sacos plásticos. “Aquilo foi uma invasão à minha privacidade. Chegaram a mexer no meu lixo pra me atacar. Defendo a investigação desse perfil, pois isso tem que ser esclarecido”, afirma a vereadora, que acrescenta: “Não fiz nada de errado, acondicionei um pouco de entulho em sacos de lixo, pois era uma quantidade muito pequena. Tentar usar isso pra me ofender é uma grande desonestidade”, critica.