AcontecendoDestaqueIluminação temática e exames marcam ações à saúde do homem em presídios

Unidades da região noroeste também promoveram palestras para celebrar o Novembro Azul
A Comarca4 de dezembro de 20215 min
https://www.jornalacomarca.com.br/wp-content/uploads/2021/12/Fachada-da-Penitenciaria-I-de-Avare.jpg

Exames gratuitos, palestras e entrega de brindes estão entre as ações de prevenção ao câncer de próstata promovidas pelas unidades prisionais da região noroeste do estado. Alguns estabelecimentos penais usaram lâmpadas azuis para iluminar fachadas ou pontos mais altos dos prédios com objetivo de chamar a atenção para campanha de cuidados com a saúde masculina, representada pela cor azul.

Exemplo da Penitenciária I “Dr. Walter Faria Pereira de Queiróz” de Pirajuí, “Valentim Alves da Silva” de Álvaro de Carvalho e Penitenciária I “Dr. Paulo Luciano de Campos” de Avaré, cujas fachadas ganharam iluminação especial, que se destaca ao anoitecer. No Centro de Detenção Provisória (CDP) de Pontal, as lâmpadas azuis foram instaladas próximas às caixas de água da unidade.

        A iniciativa busca reforçar a importância do diagnóstico precoce às enfermidades que acometem os homens. A campanha compreende, além do câncer de próstata, outras doenças, como hipertensão arterial, depressão, andropausa e demais cânceres masculinos.

EXAMES

Entre as ações do Novembro Azul, está também a oferta de exames de saúde a funcionários e detentos, como o PSA (dosagem do antígeno prostático específico). No Centro de Progressão Penitenciária (CPP) I “Dr. Alberto Brocchieri” de Bauru, a equipe de saúde realizou busca ativa na população carcerária acima de 50 anos de idade.

Após consulta médica, 39 presos foram submetidos à coleta de PSA e três deles apresentaram alterações. Eles serão encaminhados ao Serviço de Orientação e Prevenção ao Câncer de Bauru.

As penitenciárias I de Pirajuí, de Avanhandava (Valdic Junio Alves Primo) e II de Reginópolis (Sgto. PM Antonio Luiz de Souza) também ofertaram exame PSA aos sentenciados.

PALESTRAS

Os presídios promoveram, ainda, palestras aos servidores e detentos. As discussões foram conduzidas por médicos, enfermeiros e psiquiatras. Cartazes, distribuição de brindes (lacinhos da campanha, por exemplo) e de panfletos também estão entre as atividades realizadas em celebração ao Novembro Azul.

TEXTO: Marcus Liborio – CRN

Comente

Seu endereço de e-mail não será publicado. Required fields are marked *

Quer falar com a gente?

Avenida Gilberto Filgueiras, 1402
Avaré / SP - CEP. 18706-240

E-mails:
j.acomarca@gmail.com
comercial@jornalacomarca.com.br

14 3733.2023 / 3733.2633

Redes Sociais

Assine já! 14 3733 2023

Jornal A Comarca © 2022. Todos os direitos reservados