AcontecendoCPFL Santa Cruz registrou 85 ocorrências de colisões contra postes em Avaré em três anos

Levantamento realizado pela distribuidora mostra que as cidades de Itapetininga, Mococa e Ourinhos lideram o ranking de acidentes, que caíram 20% no ano passado
A Comarca6 de maio de 20219 min
https://www.jornalacomarca.com.br/wp-content/uploads/2021/05/unnamed.jpg

No mês da campanha de segurança no trânsito Maio Amarelo, um levantamento realizado pela CPFL Santa Cruz mostra que foram registradas 434 ocorrências de colisões de veículos contra postes da companhia em 2020 considerando todas as cidades de sua área de atuação, uma média de três acidentes a cada dois dias. O número representa uma redução de 20% em relação a 2019, que teve um total de 543 casos.

Em Avaré, entre 2019 e 2021 (até o mês de março), a concessionária registrou 85 ocorrências de colisão contra postes, com redução brusca desse tipo de acidente no período. Em 2019 foram registradas 48 ocorrências, contra 28 no ano passado (2020) e nove nesses três primeiros meses de 2021.

“Os acidentes contra postes constituem umas das principais causas de ocorrências na rede elétrica do grupo. Trabalhamos com ações de prevenção no trânsito, levando a nossa mensagem de segurança também aos nossos clientes”, afirma o gerente de Saúde e Segurança do Trabalho da CPFL Energia, Marcos Victor.

De acordo com o estudo da distribuidora do grupo CPFL Energia que atende 457 mil consumidores em 45 municípios de São Paulo, Minas Gerais e Paraná, Itapetininga lidera o ranking de acidentes com postes, totalizando 52 ocorrências em 2020, com casos praticamente estáveis na comparação com 2019. Em segundo lugar vem Mococa, com 37 colisões, uma redução de 32% em relação ao ano anterior, e, na sequência, Ourinhos, com 34 registros, uma queda de 19 ocorrências frente a 2019 (para mais detalhes, confira a tabela abaixo). No acumulado de 2021 (janeiro a março), os municípios com cobertura da distribuidora somaram 89 registros de acidentes envolvendo postes.

Todas as colisões registradas em 2020 resultaram em ocorrências de interrupção de energia. Cada uma delas gerando, em média, 4,5 horas de serviços da companhia no trabalho de substituição de poste, reconstrução de rede de distribuição e restabelecimento de energia. Dependendo da gravidade do acidente, as equipes de campo precisam também aguardar a realização dos trabalhos da perícia policial.

Conheça o ranking 10 cidades com o maior número de ocorrências atendidas pela CPFL Santa Cruz:

Guardião da Vida. Considerando o impacto do assunto para a população, seja na segurança do trânsito, seja na qualidade do fornecimento de energia, a CPFL Energia, por meio da campanha Guardião da Vida, incentiva a discussão sobre o tema, a fim de promover uma reflexão sobre as atitudes no trânsito que poderiam ser evitadas, reduzindo acidentes e salvando vidas.

Além do risco à segurança, os responsáveis pelos acidentes contra postes podem amargar prejuízos financeiros. Nos casos em que a distribuidora identifica o culpado legal, este deve arcar com os danos causados ao patrimônio da concessionária. A substituição de um poste pode variar, dependendo do modelo, entre R$ 2 mil e R$ 3 mil.

Essa diferença leva em consideração os equipamentos instalados tanto pela distribuidora de energia como pelas empresas que ocupam a estrutura. Por exemplo, um poste com iluminação pública simples tem menor valor que aquele que sustenta um transformador de energia e equipamentos de telecomunicação. Confira, a seguir, 10 dicas da campanha Guardião da Vida para tornar o trânsito um ambiente mais seguro:

  • Mantenha o veículo com a manutenção em boas condições, verificando o estado dos pneus, dos freios, dos faróis e dos retrovisores;
  • Não dirija sob o efeito do álcool, remédios ou qualquer outra substância tóxica;
  • Quando estiver dirigindo, cuidado com o farol alto. Você pode ofuscar a visão do motorista na via de sentido oposto;
  • Respeite sempre a sinalização de trânsito e os limites de velocidade das vias, em qualquer dia, local e horário;
  • Respeite os pedestres e sempre use cinto de segurança e capacete, para motociclistas;
  • Não use celular quando estiver dirigindo. Além de colocar em risco a vida dos pedestres e outros motoristas, a infração para quem é pego usando o celular na direção é considerada gravíssima;
  • Em caso de manobras, sinalize para os pedestres e os demais motoristas;
  • Sempre mantenha distância segura do veículo à frente;
  • Fique atento às condições da pista e do clima. Em caso de pista molhada ou de neblina, dirija com cuidado. Diminua a velocidade e mantenha a distância dos demais veículos;
  • Em caso de acidente com poste, se houver queda de cabos, procure ficar no interior do veículo, sem tocar nas partes metálicas, até o atendimento por parte das equipes da empresa.

Confira abaixo também o infográfico sobre o tema:

Comente

Seu endereço de e-mail não será publicado. Required fields are marked *