CulturaRegiãoXII Semana Ataliba Leonel terá atividades culturais, homenagens e entrega de medalhas em Piraju

Programação inclui cerimônias cívicas, apresentações musicais, palestra histórica e homenagem a 11 moradores do município
Reportagem23 de outubro de 20268 min
Foto: Prefeitura da Estância Turística de Piraju 

Piraju realiza a XII Semana Ataliba Leonel, programação dedicada à memória de Ataliba Leonel, advogado e político que teve atuação na história do município e na política paulista. As atividades incluem homenagens, apresentações culturais, ações nas escolas e a entrega da Medalha de Mérito Ataliba Leonel a 11 moradores da cidade.

Ataliba Leonel nasceu em Itapetininga, em 15 de maio de 1875, e morreu em Piraju, em 29 de outubro de 1934. Ao longo da trajetória política, foi vereador e presidente da Câmara Municipal de Piraju, deputado estadual e deputado federal. Em 1932, durante a Revolução Constitucionalista, comandou a Brigada do Sul e recebeu o título honorífico de general.

Publicidade
Espaço disponível Você chegou até aqui lendo. Seu cliente também chega, e é aqui que ele para. 300×250 · 4.480 impressões/mês
após o 2º parágrafo da matéria
R$ 420/mês Anuncie aqui

A Semana Ataliba Leonel é realizada em sua homenagem e reúne atividades cívicas, culturais, educacionais e memoriais. A programação também envolve instituições do município, como a Loja Maçônica Cavalheiros do Sul, a Seicho-No-Ie, a Escola Ataliba Leonel e órgãos públicos.

Confira a programação:

26 de outubro – segunda-feira

  • 9h: Colocação de flores em frente ao busto do General Ataliba Leonel, na Praça Ataliba Leonel, pela Seicho-No-Iê do Brasil, com a participação de autoridades e do público.
  • 9h: Homenagem ao patrono na Escola Estadual Ataliba Leonel, com programação interna organizada pela direção, professores e alunos, em comemoração aos 122 anos de fundação da instituição.
  • 20h: Sessão pública na Loja Maçônica Cavalheiros do Sul, em comemoração aos 125 anos de fundação da entidade, da qual Ataliba Leonel foi o primeiro presidente, e posse da diretoria da Fraternidade Feminina Florecer.

27 de outubro – terça-feira

  • 8h15: Hasteamento das bandeiras do Brasil, do Estado de São Paulo e de Piraju, no pátio da Prefeitura, com participação da Banda Municipal, sob regência do maestro Luiz Fernando Scarcella, e execução dos hinos Nacional e de Piraju.
  • Durante a semana: Atividades internas nas escolas municipais sobre a Semana Ataliba Leonel, organizadas pelo Departamento Municipal de Educação.
  • 12h15: Entrevista sobre a Semana Ataliba Leonel com o diretor de Cultura, Mario Dino, na Rádio Paranapanema.
  • 17h30: Abertura da exposição de peças do Museu Histórico de Bauru e do Museu de Piraju sobre Ataliba Leonel e a Revolução de 1932, no Centro de Convenções Dr. Richardson Louzada. A mostra ficará aberta ao público até 30 de outubro.

28 de outubro – quarta-feira

  • 12h15: Entrevista com o diretor de Cultura, Mario Dino, na Rádio Edu-Vale, sobre a Semana Ataliba Leonel e as atividades da área.
  • 19h30: Apresentação da Orquestra Musical da Associação Acácia de Viola de Piraju, sob regência do maestro Márcio Rodrigues, no coreto da Praça Ataliba Leonel.

29 de outubro – quinta-feira

  • 9h: Visita ao túmulo do General Ataliba Leonel, no cemitério municipal, com colocação de flores em memória dos 92 anos de seu falecimento.
  • A partir das 9h: Visitação das escolas do município à exposição sobre Ataliba Leonel e a Revolução de 1932, no Centro de Convenções Dr. Richardson Louzada.
  • 19h30: Cerimônia de gratidão aos pioneiros da Loja Maçônica Cavalheiros do Sul e aos antepassados dos presentes, na sede da Seicho-No-Iê do Brasil, no Jardim São Lourenço, à Rua Jorge Abrão Barhum, 31, em frente ao Bosque Albino Hernandes.

30 de outubro – sexta-feira

  • 10h: Entrevista com representante da Loja Maçônica Cavalheiros do Sul sobre a Semana Ataliba Leonel, na Rádio Paratinga, de Piraju.

31 de outubro – sábado

  • 21h: Jantar comemorativo pelos 125 anos de fundação da Loja Maçônica Cavalheiros do Sul, da qual Ataliba Leonel foi o primeiro presidente, com entrega de comenda do Grande Oriente do Brasil (GOB).

Fonte: Prefeitura da Estância Turística de Piraju 

Comente

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sua marca ao lado da notícia de Avaré e região. Anuncie conosco Política de Privacidade