AcontecendoApós pagar aluguel por um ano, Prefeitura inaugura USF

A Comarca6 de maio de 20148 min

Após pagar aluguel por um ano, Prefeitura inaugura USF

Unidade de Saúde na Vila Operária foi entregue oficialmente nesta semana; gastos com aluguéis com o imóvel fechado foram denunciados pela Comarca

Da Redação

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Após um ano pagando aluguel por um imóvel fechado, a Prefeitura de Avaré inaugurou na última terça-feira, 29, a unidade de Saúde na Vila Operária. O posto vai atender moradores do bairro e de localidades vizinhas (ver texto nessa página).

Em novembro de 2013, a Comarca publicou matéria relacionada ao desperdício de dinheiro público em aluguéis de imóveis que não estavam sendo utilizado pela municipalidade, entre eles o prédio onde o posto foi agora inaugurado.

Na época a reportagem revelou que a Prefeitura pagava há sete meses o aluguel do imóvel localizado na Rua Suzana Garcia Ferreira, nº 399, no Bairro Vila Operária. A residência, considerada de alto padrão no bairro, conta com vários cômodos e teria, inclusive, uma banheira de hidromassagem.

O valor do contrato, assinado em abril de 2013, prevê o pagamento de R$ 2 mil por mês. Informações dão conta que a Prefeitura teria efetuado o pagamento de R$ 24 mil, sem que o prédio estivesse sendo utilizado.

Além deste caso, a Comarca também abordou, com exclusividade, a locação do espaço conhecido como Water Park que foi ocupado somente em fevereiro deste ano. Outro caso é uma residência localizada na Rua João Lobo, também na Vila Operária, onde funcionaria um Centro de Referência Psicossocial (CAPS), mas que também permanecia fechado.

DENÚNCIA – Diante das matérias publicadas na Comarca, o vereador Denilson Ziroldo encaminhou o fato para o Ministério Público (MP) de Avaré. Instaurado pela promotora Gilmara Cristina Braz de Castro, o inquérito 345/14 aciona o prefeito Poio Novaes por improbidade administrativa e dano ao erário e pede a cópia integral dos contratos de todos os imóveis citados nas matérias.

O MP pediu ainda justificativas detalhadas para a não utilização dos imóveis, além da data em que passaram ser efetivamente utilizados.

No início de abril, a presidente da Câmara, Bruna Silvestre, também solicitou que a Prefeitura envie toda a documentação referente aos contratos firmados com os três imóveis citados na reportagem.

OUTRO LADO – Segundo informações da Secretaria de Comunicação, o Posto estaria atendendo desde o dia 31 de março, ou seja, 11 meses após o imóvel ter sido locado pela Prefeitura. A assessoria destacou ainda que em novembro de 2013 equipes de Agentes Comunitários da Saúde (ACS) iniciaram visitas às residências de famílias que serão atendidas na unidade com o objetivo de realizar um cadastramento.

Inicialmente, a Prefeitura havia alegado a falta de enfermeiros para atender no posto. Desta vez, o atraso estaria relacionado à falta de médicos, o que somente foi resolvido em março deste ano.

Expectativa é que nova unidade atenda 4 mil famílias

Da Redação 

A Unidade de Saúde da Vila Operária foi inaugurada na última terça-feira, 29. Denominada USF Dr. Flavio Celso Negrão, o posto deverá atender cerca de 4 mil famílias residentes nos bairros Vila Esperança, condomínios Veneza, Serena e Vale do Sol, Jardim Califórnia e adjacências.

Na solenidade, o prefeito Poio Novaes destacou a modernidade do Programa de Saúde da Família na assistência básica de saúde. “Este modelo de atendimento nos bairros é eficaz e realizado em diversos países”, comentou ao lembrar que a meta da Prefeitura para 2014 é implantar mais seis equipes em outros postos e unidades de saúde de Avaré.

Com o objetivo de melhorar o atendimento à população, a Prefeitura vem implantando um conjunto de medidas de reestruturação no sistema municipal de saúde. Para tanto estão sendo realizados por meio de convênios e verbas próprias investimentos para a ampliação da USF Dr. Cecílio Jorge Neto, no Jardim Brasil Novo, e da Unidade Básica de Saúde (UBS) Dr. Aristides Guerra Aguiar, situada na Vila Jardim, bem como a implantação da Relação Municipal de Medicamentos (Remune) e a aquisição de equipamentos para as UBSs, além da compra já efetuada de sete novas ambulâncias.

A USF é coordenada pela clínica geral e alergista Cláudia Condé. O novo posto oferece consultas médicas e exames laboratoriais como papanicolau e eletrocardiograma. Além da nova USF, os moradores da zona sul da cidade poderão ser assistidos por outras duas unidades: no Brasil Novo e na Vila Jardim.

Comente

Seu endereço de e-mail não será publicado. Required fields are marked *

Quer falar com a gente?

Avenida Gilberto Filgueiras, 1402
Avaré / SP - CEP. 18706-240

E-mails:
j.acomarca@gmail.com
comercial@jornalacomarca.com.br

14 3733.2023 / 3733.2633

Redes Sociais

Assine já! 14 3733 2023

Jornal A Comarca © 2022. Todos os direitos reservados