AcontecendoAvaré institui o “Ano do Escultor Fausto Mazzola”

A Comarca5 de março de 20185 min

Avaré institui o “Ano do Escultor Fausto Mazzola”

Da Redação

A Câmara de Vereadores de Avaré aprovou por unanimidade na sessão do último dia 26, Projeto de Lei de autoria do prefeito Jô Silvestre que institui o ano de 2018 como o “Ano do Escultor Fausto Mazzola”.

Trata-se de uma justa homenagem  que visa rememorar a vida e a obra do professor Fausto Mazzola, cuja obra artística remodelou o paisagismo urbano do centro histórico de Avaré em meados do século vinte.

“Autor de emblemáticas esculturas que ornamentam as principais praças da cidade, Fausto Mazzola nasceu há exatos 100 anos e o transcurso do seu centenário merece vivas comemorações, sobretudo em ambiente escolar, pois sua obra merece ser melhor conhecida pelos nossos estudantes. Com efeito, a declaração de 2018 como o Ano do Escultor Fausto Mazzola é uma iniciativa voltada à preservação a memória cultural de Avaré, cidade que este educador amou imensamente, como comprova o seu perfil biográfico descrito pelo pesquisador Gesiel Junior”, diz a justificativa do projeto assinado pelo prefeito Jô.

OBRAS – São muitas as esculturas e obras de autoria de Fausto Mazzola espalhadas pela cidade. As mais famosas são as representações da mitologia grega da Fonte Luminosa e do Monumento ao Pracinha, ambas no Largo São João.

Tem ainda o monumento do Desbravador, na Praça Romeu Bretas (Concha Acustica) e o Cristo do Largo Santa Cruz, além de bustos e efígies de personalidades importantes como o Monsenhor Celso Ferreira, Coronel João Cruz, ex-governador Abreu Sodré, o cartorário Juca Novaes, o ex-prefeito Fernando Pimentel e o industrial Werner Jost, peças que se encontram em vários jardins e no recinto da Emapa.

Vale destacar que os projetos e desenhos das calçadas de praças como da Romeu Bretas (Concha Acústica), Largo São Benedito e Largo São João, feitas em mosaico português, são de autoria desse que foi um artista extraordinário, executor de monumentos para mais de 30 cidades paulistas, mineiras e fluminenses, tanto que Mazzola teve seu nome dado a uma praça em Campinas e à Escola Técnica (ETEC) de Avaré.

Fausto Mazzola esteve em Avaré pela última vez no ano de 2001, oportunidade em que reviveu amigos e ex-alunos e viu de perto suas obras espalhadas pela cidade. Morreu no dia 21 de abril de 2004, aos 85 anos de idade, na cidade de Campinas.

ANO DO ESCULTOR – O Ano do Escultor Fausto Mazzola terá sua coordenação de atividades a cargo da Secretaria Municipal da Cultura. Ao longo de 2018 serão desenvolvidos eventos culturais relativos ao tema junto às escolas municipais da cidade, que poderão colaborar com o projeto desenvolvendo atividades como concursos de redação, desenho entre outros.

Em especial, o Ano do Escultor Fausto Mazzola terá ênfase no mês de setembro, quando o mesmo será tema do desfile do aniversário da cidade, uma vez que a data dos 100 anos de nascimento do artista plástico transcorre no dia 30 de setembro de 2018.