Desde o dia 21 de janeiro, a exposição “Wagner Moura: uma Carreira em Cartaz” estará recebendo visitantes no Shopping D, Zona Norte de São Paulo.
A mostra reúne caricaturas assinadas por importantes cartunistas brasileiros, entre eles o avareense Luiz Carlos Fernandes, em homenagem ao ator Wagner Moura, premiado no Globo de Ouro 2026 e que se destacou internacionalmente com o protagonismo de “O Agente Secreto”, recebendo indicação ao Oscar de Melhor Ator.
Celebrando a trajetória de Wagner Moura, e também o momento especial vivido pelo cinema brasileiro com a repercussão do filme, que já recebeu mais de 50 prêmios internacionais.
Com isso, cartunistas de diferentes estilos se uniram em exposição para traduzir, por meio do humor e do traço autoral, a admiração e torcida pelo ator. Dentre os participantes, temos: Alisson, Amorim, Baptistão, Carvall, Cau Gomez, Dálcio Machado, Fausto Bergocce, Fernandes, Hippertt, Izânio, J.Bosco, Maraska, Mauricio de Sousa, Samuca, Seri e Synnove Hilkner.

A coordenação e curadoria da mostra são assinadas por José Alberto Lovetro (JAL), presidente da Associação dos Cartunistas do Brasil, que reforçou a relevância institucional e artística do projeto. “Os cartunistas sempre foram os primeiros a reagir aos grandes acontecimentos culturais do país. Esta exposição é uma forma de celebrar Wagner Moura, o cinema brasileiro e a arte do desenho de autor, feita por pessoas com identidade, inteligência e emoção, algo que nenhuma inteligência artificial consegue substituir”, comenta JAL.
O avareense Luiz Carlos Fernandes dispensa apresentações: caricaturista, ilustrador, chargista e escultor, Fernandes conta com mais de 70 premiações no mundo das artes gráficas acumuladas no currículo. Dentre as conquistas do artista destacam-se o prêmio HQmix de “Melhor ilustração infantil” (1997) com a coleção do Castelo Rá-Tim-Bum e de “Melhor caricaturista do Brasil” (2009).

