AcontecendoBasquete da Escola Paulo Araújo Novaes conquista título do Jeesp 2017

A Comarca1 de setembro de 20178 min

Equipe de basquete masculina ficou com o título da competição; já o time feminino do PAN ficou com o vice-campeonato

Da Redação

As equipes de basquete da Escola Paulo Araújo Novaes (PAN) de Avaré brilharam nas finais dos Jogos Escolares do Estado de São Paulo (Jeesp). A competição ocorreu na cidade de Praia Grande entre os dias 14 e 20 de agosto e foi disputada na categoria Mirim, para atletas de 12 a 14 anos.

Com uma campanha invicta, a equipe masculina de basquete sagrou-se campeã da competição. O título foi muito comemorado pelos atletas, comissão técnica, pais e direção da escola. “Foi um dos momentos mais felizes da minha vida, ver a alegria nos rostos desses meninos foi marcante”, destacou a treinadora, professora Adriana Lopes.

A equipe masculina estreou na competição no dia 15 enfrentando a cidade de Campinas. Em uma partida muito equilibrada, os avareenses acabaram vencendo pelo placar de 23 a 17.

No mesmo dia, o time voltou à quadra para enfrentar a escola de Junqueirópolis e conquistou sua segunda vitória no campeonato. O Pan acabou vencendo por 34 a 6.

Com o resultado, os avareenses estavam entre as oito melhores equipes do estado, mas os atletas queriam mais.

Já no dia 16, o time voltou à quadra para decidir o primeiro lugar do grupo. Mais uma vez, a equipe avareense não deu chances ao adversário, a Escola Jácomo Stávale, de São Paulo, e conquistou a terceira vitória seguida na competição pelo placar de 31 a 16.

OITAVAS – Com o primeiro lugar do grupo garantido, o time do Pan se classificou para as oitavas de final. Em uma partida tranquila para os avareenses, o time acabou derrotando a Escola Professor Francisco Coelho de Taquaritinga com uma diferença de 37 pontos. O placar foi de 41 a 4 para o Pan.

Avaré também enfrentou Jacareí e acabou conquistando a quinta vitória consecutiva no campeonato. Os meninos do Pan se entregaram em quadra e venceram a partida por 41 a 21, uma diferença de 20 pontos. O resultado garantiu o time nas quartas de final dos Jogos Escolares.

Já nas quartas-de-final, o Pan encarou a equipe da Escola Silvio Miotto da cidade de Estrela D´Oeste e venceu por 53 a 28. Na semifinal, o Pan voltou a enfrentar a Escola Jácomo Stávale, de São Paulo, e venceram pelo placar de 35 a 16, o que garantiu os avareenses na final da competição.

FINAL – Na decisão, a Escola Paulo Araújo Novaes enfrentou a forte equipe da Escola Vera Lúcia, de Lençóis Paulista. Em 2016, o adversário havia sido campeão da competição.

No início os avareenses apresentaram certo nervosismo, porém a partir do segundo tempo o Pan dominou a partida e acabou vencendo pelo placar de 41 a 25 conquistando o título dos Jeesp 2017.

O time foi campeão invicto jogando com os atletas: Jean Sillva, Jean Pires Porto, Gabriel Davidink, Marcos William, Pedro Bove, José Augusto, Marcos Menezes, Wesley Aquino, Gabriel Coelho, Heitor Guerso LaVine, Bruno Nahum e Matheus Santos. A comissão técnica foi formada por Adriana Lopes e Arthur Leandro, o Polenta.

A maioria dos atletas faz parte da equipe da seleção de Avaré, que treina no Ginásio Tico do Manolo. “Estou muito feliz pelos atletas. Quero destacar que os resultados obtidos hoje são frutos de um trabalho que estamos desenvolvendo desde 2014, quando reiniciamos os treinos com as categorias de base. No começo sofremos com muitos resultados ruins, porém com muita dedicação conseguimos reverter esse quadro e agora, três anos depois, estamos colhendo os frutos das vitórias com esse título maravilhoso”, destacou Polenta.

Ele fez questão de parabenizar todos os atletas pela união e dedicação. “Eles são muito jovens e foram para essa final estadual. Apresentaram certo nervosismo, que é normal para a idade deles, mas conseguiram superar isso e trazer para a nossa cidade esse título. Quero parabenizar a todos, inclusive os membros da comissão técnica, os pais e também a direção do Pan”, finalizou.

Para comemorar o título, os atletas foram recebidos com muita festa no domingo, 20. A comemoração contou, até mesmo, com desfile dos jovens no caminhão do Corpo de Bombeiros.

FEMININO – A equipe de Basquete feminino do Pan também participou das finais do Jeesp 2017. As atletas tiveram uma campanha parecida com o masculino, chegando a final de forma invicta, porém na final acabou sendo derrotada e ficou com o vice-campeonato.

“Quero parabenizar cada atleta pela campanha que realizaram na final do Jeesp. Todas estão de parabéns, pois esse segundo lugar é muito importante para nossa cidade e também para nossa escola, o Pan”, destacou a treinadora Adriana Lopes.