AcontecendoCâmara de Avaré sedia palestras em comemoração à Semana da Mulher

A Comarca25 de março de 20145 min

Câmara de Avaré sedia palestras em comemoração à Semana da Mulher

Da Redação

Palestra eduvale - sueli 

Cerca de 300 pessoas, entre estudantes e público em geral, participaram dos três dias de palestras realizadas na Câmara de Avaré em parceria com a Faculdade Eduvale em comemoração ao Dia Internacional da Mulher.

A primeira conferência, realizada na terça-feira, 11, contou com a presença da delegada e professora da Academia de Polícia do Estado de São Paulo Gislaine Aparecida Santanieli, que abordou o tema violência doméstica e expôs os detalhes da Lei Maria da Penha.

Representaram a Eduvale o professor e delegado assistente da Delegacia Seccional de Avaré, Vagner Bertoli, e os docentes Marcelo Ornellas Fragozo, Rosângela Paulucci e Márcia Faraldo Martinez. A delegada Ieda Aparecida de Oliveira, da Delegacia de Defesa da Mulher do município, também prestigiou a palestra.

Para Vagner Bertoli, embora existam leis protegendo as mulheres, o problema da violência contra a mulher ainda é grave e culturalmente enraizada.

OPORTUNIDADE

O uso das plantas medicinais foi um tópico que mereceu destaque na quarta-feira, 12. Para falar sobre o tema, a Câmara recebeu a bióloga Maria de Lourdes Nascimento Maitan Araújo.

De acordo com a palestrante, que possui doutorado em Agronomia e exerce a função de docente na Faculdade Eduvale, foi uma boa oportunidade para conscientizar as pessoas sobre benefícios e malefícios do uso das plantas medicinais. A professora Lígia Carolina Quessada Corazza, que é coordenadora do curso de Ciências Biológicas da faculdade, também esteve presente.

A programação foi encerrada com a palestra “Endometriose e a Mulher Moderna” proferida por Sueli Manzini. Enfermeira e professora do curso de enfermagem da Faculdade Eduvale, ela falou sobre causas da doença, prevenções e tratamento. O enfermeiro Adilson Lopes Cardoso, coordenador do curso de Enfermagem da Faculdade Eduvale, também acompanhou a explanação.

AMBIENTE

Um dos momentos mais marcantes foi o testemunho de Sueli Manzini sobre a sua convivência de mais de 20 anos com a doença, fato revelado somente após a palestra, o que surpreendeu e emocionou o público.

As palestras fizeram parte das atividades extracurriculares dos cursos de direito, enfermagem, agronomia, ciências biológicas e enfermagem da instituição de ensino superior.

“É nesse tipo de ambiente que ações de cidadania como essa, de reconhecimento e orientação às mulheres, devem ocorrer. Esperamos que essa tenha sido apenas a primeira de muitas edições desse formato de evento na Câmara”, comemorou o diretor acadêmico da Faculdade Eduvale Evandro Márcio de Oliveira.

Comente

Seu endereço de e-mail não será publicado. Required fields are marked *

Quer falar com a gente?

Avenida Gilberto Filgueiras, 1402
Avaré / SP - CEP. 18706-240

E-mails:
j.acomarca@gmail.com
comercial@jornalacomarca.com.br

14 3733.2023 / 3733.2633

Redes Sociais

Assine já! 14 3733 2023

Jornal A Comarca © 2022. Todos os direitos reservados