AcontecendoCom poucos eventos, Turismo fica em segundo plano no Governo Poio

A Comarca30 de setembro de 201315 min

Com poucos eventos, Turismo fica em segundo plano no Governo Poio

De janeiro a julho deste ano o Turismo realizou apenas 5 eventos; já as secretarias de Esportes e Cultura promoveram seis vezes mais eventos que o Turismo

Da Redação

Apesar de ter recebido o título de Estância Turística em 2002, turistas e moradores locais reclamam da falta de eventos de cunho turístico no município e, de acordo com dados oficiais da Secretaria de Turismo, de janeiro a julho deste ano foram realizados apenas cinco eventos.

Além da perda de realizações em relação às gestões passadas, como por exemplo o Carnaval, Feira das Nações, entre outros, dos 5 eventos citados 2 são de realização própria, sendo que os demais foram herdados de outras administrações ou então realizados em caráter de apoio.

Esses números, quando confrontados com o enorme volume de atividades realizadas pelas secretarias de Esporte e de Cultura, demonstra que o governo Poio Novaes tem dado pouca atenção ao Turismo da cidade. Recentes denúncias do vereador Denílson Ziroldo, sobre o abandono de obras turísticas no Camping de Avaré, somadas à ausência de eventos no setor, corroboram essa tese.

Um dos eventos criados pelo secretário Fernando Alonso em seus seis meses à frente da pasta resume-se à contratação de sanfoneiros no Posto de Informações Turísticas, para receber eventuais visitantes, iniciativa por ele batizada de “Bem Vindo Turista”.

Já eventos como o Torneio de Pesca Embarcada (abril), Rally dos Sertões Séries (maio), Encontro de Carros antigos (julho) e SMS Motocross (julho) foram realizados graças a parcerias.

SEM INTERAÇÃO

De acordo com dados da secretaria, aproximadamente 4,4 mil pessoas participaram dos eventos. Nem mesmo atrações tradicionais do município, como a Feira da Lua ou o Arraiá do Nhô Musa contaram com participação do Turismo, o que demonstra a pouca interação da pasta com atrações consagradas da cidade.

Além da própria falta de integração com as demais pastas, o Turismo também pouco investiu na divulgação dos eventos da cidade, um grande ponto de críticas já que os inúmeros eventos realizados por outros secretários não contaram com nenhuma ação de divulgação por parte do Turismo, no sentido de atrair visitantes.

Cenário completamente diferente pode ser verificado junto ao esporte e à Cultura que, no mesmo período, realizaram praticamente seis vezes mais eventos que o Turismo.

ESPORTES: 32 EVENTOS

As duas pastas entregaram relatórios de suas atividades ao jornal A Comarca que, através de análise, apurou que no mesmo período, sob o comando de Clayton Macário, a Secretaria de Esportes realizou 32 eventos, dos quais participaram, segundo as estimativas oficiais, movimentou cerca de 16.037 pessoas, entre visitantes de outras cidades e pessoas locais.

Do total de realizações, 17 foram eventos próprios, 5 em parceria com outras secretarias ou iniciativa privada, além de ter apoiado 9 eventos no município, além de participar de 2 capacitações em outras cidades, possibilitando a realização dos eventos Atletas do Futuro e Dia do Desafio.

A agilidade da Secretaria de Esportes foi tanta que logo em janeiro realizou a inédita Copa Internacional de Futebol de Campo, com equipes do Brasil e de outros países, reunindo 1,3 mil atletas e público médio de 500 pessoas, a custo zero.

E, no mês de aniversário da cidade, o Esporte programou 9 eventos, sendo 4 inéditos, um de âmbito estadual (III Copa de Basquete Estadual), e outros 4 em parceria.

E, apesar da omissão do Turismo em relação ao Carnaval, em fevereiro o Esporte realizou o “Carnaval com Esporte”, no Costa Azul, a custo zero para a Prefeitura, movimentando 300 banhistas durante os 4 dias de evento.

CULTURA: 37 EVENTOS

Outro calendário de eventos estudado foi o da Secretaria de Cultura, que entre janeiro e julho realizou 37 eventos, com alcance estimado entre 26.429 a 34.589 pessoas. Da mesma forma que o Esporte, muitos dos eventos culturais realizados em 2013 não tiveram custo algum aos cofres públicos.

Da mesma forma que o Esporte, em janeiro o secretário Gilson Câmara já iniciou com um grande evento: a I Mostra Temática de Cinema – Mazzaropi; também mereceram destaque as realizações Cinema do Divã (evento inédito); Primeira Conferência Intermunicipal de Cultura (evento inédito), shows musicais e apresentações teatrais (pagos através de leis que visam o incentivo cultural).

ATIVIDADES PARA A POPULAÇÃO

Chama a atenção o fato de que, além dos eventos, a Cultura possui uma lista extensa de cursos e atividades oferecidos permanentemente à população. Os números impressionam: somente nas Oficinas Culturais José Reis Filho, são oferecidos 15 cursos diferentes, entre eles Cinema, Violão, Dança, Teatro e Teclado, entre outros; há também programas de Cursos de Estudos Específicos, como História da Arte e Mitologia Grega.

Já no Projeto Guri, as crianças da cidade têm acesso a ensino a instrução de 9 instrumentos diferentes, além de canto coral.

E nos outros projetos, a Cultura oferece outros 8 cursos diferentes, na área de artesanato, crochê e artes em geral. Todos os projetos e cursos são gratuitos à população.

A maioria das atrações foram realizadas graças à parceria entre a Secretaria de Cultura e entidades relacionadas, como as oficinas Culturais José Reis Filho, Casa das artes, Biblioteca e Museu Municipal, Conselho Municipal de Política Cultural, Clube da Viola e Sanfona, grupos teatrais e cinematográficos, Secretaria Estadual da Cultura, entre outras.

Somadas, as realizações da Cultura e Esporte beneficiaram aproximadamente 46.546 pessoas, entre cidadãos locais e de outros municípios. Além disso, ambas as secretarias se unem para a realização de eventos maiores, como no caso do Horto Encanto, que reúne de 1 mil a 1,5 mil pessoas por edição.

aTabela1001

Relatório do Turismo diz que trabalho focou solução de “pendências estruturais”

Fernando Alonso, secretário de Turismo (Foto : internet)
Fernando Alonso, secretário de Turismo (Foto : internet)

Através de relatório enviado pela Secretaria de Turismo, Fernando Alonso tenta justificar o reduzido o número de eventos afirmando que 2013 teria sido o ano “para resolver pendências de ordem estrutural”, uma clara crítica ao trabalho dos secretários das gestões anteriores – que inclusive foram alvos contumazes de suas críticas, na época em que foi secretário de Turismo em Itatinga.

Ainda segundo ele, esse trabalho poderá favorecer o desenvolvimento turístico em Avaré, “seja nas questões alusivas ao turismo receptivo ou na criação e/ou manutenção de eventos de cunho turístico”.

O documento aponta também os trabalhos realizados pela secretaria durante o primeiro semestre, como por exemplo o cadastramento das atrações turísticas (urbanas e rurais), a criação de material de divulgação, roteiros turísticos (Caminhos e Avaré e Rota das Águas), a oficialização do Fundo Municipal de Turismo (FUMTUR), utilizar verbas do DADE para melhorar a infraestrutura turística em Avaré, entre outras coisas.

SELO TURÍSTICO

De acordo com o relatório, uma série de iniciativas se encontram em fase de andamento, visando melhorar as condições turísticas do município, como por exemplo a criação de uma Comissão de Gerenciamento da Orla da Represa e uma Comissão para instituir o Selo Turístico.

Entre as ações já concluídas descritas no documento, que visam estimular o turismo em Avaré, está a ampliação dos atendimentos no Posto de Informação Turística (PIT), que passou a funcionar aos sábados, domingos e feriados e a criação de uma página no Facebook.

ABANDONO

Curiosamente, seu relatório não menciona (ou omite) o Projeto Praia Acessível, que consiste em 10 cadeiras especiais para uso de deficientes na orla da Represa que, segundo reportagem exclusiva da Comarca, encontravam-se abandonados em um barracão na Garagem Municipal. A notícia gerou grande polêmica na época, já que houve questionamento sobre o não prosseguimento do projeto na atual gestão. Além dessas polêmicas, Alonso também foi protagonista de situações controversas, como a disputa com os taxistas pela chave de um banheiro público e o suposta assédio moral contra um casal de artesão, que gerou uma comissão na Câmara (arquivada pelo prefeito Poio Novaes).

Comente

Seu endereço de e-mail não será publicado. Required fields are marked *

Quer falar com a gente?

Avenida Gilberto Filgueiras, 1402
Avaré / SP - CEP. 18706-240

E-mails:
j.acomarca@gmail.com
comercial@jornalacomarca.com.br

14 3733.2023 / 3733.2633

Redes Sociais

Assine já! 14 3733 2023

Jornal A Comarca © 2022. Todos os direitos reservados