AcontecendoComissão da Saúde avalia queda no número de consultas do último quadrimestre

A Comarca15 de outubro de 20183 min

Comissão da Saúde avalia queda no número de consultas do último quadrimestre

Da Redação

Na última semana foi realizada na Câmara de Vereadores a Audiência Pública da Saúde referente ao segundo quadrimestre de 2018. A diretora de Atenção Básica do Município, Juliana Moreira, esclareceu os principais questionamentos acerca da queda de consulta nos últimos meses e sobre a contratação de novos médicos para a rede pública.

De acordo com ela, no início do ano diversos profissionais optaram pela exoneração do cargo devido à exigência do cumprimento de carga horária, imposta pelo Ministério Público Federal. Por esse motivo, a Prefeitura decidiu analisar as especialidades mais requisitadas e posteriormente abrir um processo licitatório na modalidade de chamamento público. “Não contratamos por profissionais, mas sim por especialidades, tudo foi feito de maneira transparente para que todos possam verificar”, afirma.

CONSULTAS – Com 7.778 atendimentos, o segundo quadrimestre sofreu uma queda significativa no número de consultas registradas quando comparado ao anterior, que contabilizou 8.550 atendimentos. De acordo com Juliana, essa redução pode ser explicada pela recente contratação dos profissionais da saúde. “Muitos começaram há cerca de um mês e, por esse motivo, o número de consultas só vai aumentar no próximo relatório apresentado em audiência”, relata.

RECLAMAÇÕES – A insatisfação de pacientes com o serviço público de saúde também foi mencionada pela diretora. Ela enfatizou que muitas queixas são infundadas e que alguns munícipes exigem atendimento médico com determinado profissional. “Muitas pessoas reclamam, principalmente do setor de ortopedia, mas posso afirmar que estão sobrando vagas. O que acontece é que elas querem ser atendidas por aquele médico específico, aí ele precisa entrar na fila de espera”, argumenta.