CulturaCultura define data para realização da “Carreata Outubro Rosa”

Ação busca a conscientização sobre o câncer e a mamografia
A Comarca27 de setembro de 20213 min
https://www.jornalacomarca.com.br/wp-content/uploads/2021/09/CARREATA-ROSA.jpg

A Secretaria Municipal da Cultura definiu o dia 17/10 como a data para a realização da “Carreata Outubro Rosa”, assim como ocorreu no ano passado.

O evento terá o Parque de Exposições Dr. Fernando Cruz Pimentel como ponto de partida, onde os carros deverão se reunir no local para saída às 18h com chegada na Praça da Paz (Cristo), onde será realizado as apresentações musicais com cantoras avareenses. Durante o evento, serão arrecadados produtos de higiene feminino.

A realização é da Secretaria Municipal da Cultura em parceria com o Fundo Social de Solidariedade e ABOVA.

O Outubro Rosa surgiu nos Estados Unidos durante a década de 1990 quando aconteceu a primeira Corrida pela Cura na cidade de Nova York. Na ocasião, a Fundação Susan G. Komen for the Cure distribuiu aos participantes um laço cor-de-rosa. A partir de então, o evento passou a acontecer anualmente.

O Congresso Americano aprovou a escolha de outubro como o mês da campanha nacional de combate ao câncer de mama, oficializando o Outubro Rosa em todo o país. Com isso, popularizou-se a ação de iluminar prédios públicos, monumentos, teatros, pontes e outras construções com luzes cor-de-rosa.

A campanha, apoiada pela Associação Beneficente Oncológica de Avaré (ABOVA), reforça a necessidade de toda mulher conhecer suas mamas e saber como fazer o autoexame. Afinal, quando se observa o corpo com frequência, aumentam as chances de perceber alterações e procurar os serviços de saúde – vale ressaltar que 80% dos tumores são descobertos pela própria paciente.

As ações do Outubro Rosa também buscam a conscientização sobre a mamografia, que deve ser realizada bianualmente por mulheres de 50 a 69 anos ou conforme a indicação médica quando a paciente apresenta fatores de risco, como histórico de câncer de mama na família, principalmente antes dos 50 anos e em homens.

Comente

Seu endereço de e-mail não será publicado. Required fields are marked *

Quer falar com a gente?

Avenida Gilberto Filgueiras, 1402
Avaré / SP - CEP. 18706-240

E-mails:
j.acomarca@gmail.com
comercial@jornalacomarca.com.br

14 3733.2023 / 3733.2633

Redes Sociais

Assine já! 14 3733 2023

Jornal A Comarca © 2022. Todos os direitos reservados