AcontecendoDeclaração desastrada de secretário de Turismo deixa indignado ex-titular da pasta

A Comarca19 de maio de 201412 min

Declaração desastrada de secretário de Turismo deixa indignado ex-titular da pasta

“Se ele não tem o que mostrar, então não critique o muito que já fizemos pelo Turismo de Avaré”, afirma Silvano Porto, sobre Fernando Peixoto Alonso

Da Redação

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

 

O ex-secretário de Turismo Silvano Porto Rodrigues ficou indignado com as recentes declarações do atual titular da pasta, Fernando Peixoto Alonso que, em entrevista a um órgão de imprensa local, criticou o trabalho de seus antecessores.

A atitude de Peixoto não surpreendeu quem conhece as práticas de um dos secretários que, notoriamente, possui a preferência do prefeito Poio Novaes, apesar das inúmeras polêmicas em que tem se envolvido, além dos sinais de inoperância e poucos resultados mostrados em seu setor.

Para Silvano Porto, que é ex-vice-prefeito de Avaré, Fernando teria sido “extremamente infeliz” na seguinte declaração: “Aí pergunto: quanto se trabalhou em Avaré nos últimos 12 anos para sermos destino turístico?”.
Silvano alega que é “perniciosa” e “ridícula” a tentativa, por parte do atual secretário, de desmerecer o que já foi feito pelo Turismo da cidade. “Se ele não tem o que mostrar, então não critique o muito que já fizemos pelo Turismo de Avaré”, rebate.

Inclusive, um curso de excelência que Peixoto ostenta no currículo ocorreu justamente quando Silvano era secretário de Turismo. “Na época fizemos um convênio com o Sebrae, que trouxe para Avaré o Instituto de Hospitalidade (IH) da Bahia, o primeiro do Estado”, explica. Esse curso promovido pelo IH em Avaré se tornou uma referência no Estado. “Na ocasião eu liguei para o Fernando (Peixoto) e o convidei para fazer esse curso. Hoje ele tem em seu ‘currículo vitae’ a participação neste curso, que faz questão de mostrar sempre que pode. E isso foi um trabalho nosso. Como ele pode ir na imprensa e perguntar o que foi feito nos últimos 12 anos?”, critica. “Eu é quem pergunto: qual curso de qualificação ele trouxe em sua gestão?”

CONQUISTA DA ESTÂNCIA

Silvano diz que não pode responder por outros gestores da pasta, mas enumera as conquistas do período entre 2001 e 2004, quando esteve à frente do Turismo em Avaré. “Fui secretário de Turismo na gestão de Wagner Bruno, governo que tive muito orgulho em servir. Em 2002, graças ao nosso trabalho, conseguimos transformar Avaré em Estância Turística, fazendo com que a Assembléia Legislativa de São Paulo derrubasse o veto do governador”.

A conquista, na época, teve o apoio do deputado Campos Machado e, para mostrar a gratidão da cidade, o então prefeito Wagner Bruno erigiu no Largo São João um Obelisco destacando o nome do parlamentar em prol da Estância Turística. Anos depois o monumento foi demolido pelo ex-prefeito cassado Joselyr Silvestre.

Porto frisa que graças ao título, o município recebe anualmente alguns milhões de recursos do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias (Dade) para investimento em infraestrutura turística. “São milhares de reais todos os anos, que Avaré recebe para investimentos no setor. Isso não é nada?”, questiona.

Ainda citando números, Porto relembra que no ano 2000, o Parque de Exposições Fernando Cruz Pimentel havia recebido apenas 12 eventos. “Fizemos um trabalho consistente nesse segmento, e em 2004 encerramos o ano com 32 eventos, mais de 2 por mês, inclusive a primeira edição da ABQM, um dos maiores eventos do seguimento no país e que até hoje é realizado em Avaré, trazendo inúmeros dividendos e divulgando nossa cidade para todo País”, comenta.

BENEFÍCIOS

De acordo com o ex-secretário, sua gestão conquistou para a cidade importantes colônias de férias. “Houve um trabalho intenso junto às associações de classe, tendo resultado na implantação de três colônias. Iniciamos o contato com a Associação do Pessoal da Caixa Econômica Federal (APCEF) e Associação Paulista dos Cirurgiões Dentistas (APCD). Nosso trabalho resultou ainda na implantação da Colônia de Férias da Associação dos Funcionários Públicos do Estado de São Paulo (AFPESP), um dos orgulhos da nossa terra. Mas hoje o que tem sido feito nesse segmento, para atrair mais colônias?”, comenta. “Este que faz críticas aos antecessores, quantas colônias trouxe pra cidade?”, questiona.

Silvano Porto também falou à Comarca sobre diversas outras conquistas da gestão de Wagner Bruno que, segundo ele, beneficiaram o Turismo e também a vida da população que vive na cidade.
Entre elas está a construção da Estação de Tratamento de Esgoto e a Subestação de Energia Elétrica. “Quando Wagner assumiu, o esgoto corria a céu aberto e corríamos o sério risco de sofrer com racionamento e falta de energia. Hoje esse risco está descartado e Avaré exporta energia para cidades como Itapetininga, além de ter condições de receber grandes indústrias”, frisa.

EVENTOS

Outra conquista citada pelo ex-secretário foi a vinda do primeiro, e único, gasoduto virtual do país, sistema que atende indústrias, um posto de GNV (gás natural veicular) e comércio. “Com isso nós ainda impedimos o fechamento de uma de nossas maiores indústrias”, destaca.

Eventos na Represa Jurumirim e o Carnaval também foram lembrados. “Realizamos uma série de eventos entre 2001 e 2004 que trouxeram para Avaré milhares de turistas, que ficaram hospedados em nossos hotéis, fomentaram nosso comércio, deixaram dinheiro na cidade em diversos setores, como bares, restaurantes, supermercados. Investir naqueles eventos não só fez com que as pessoas se interessassem em conhecer nossa cidade, mas também trouxe benefícios à nossa população, que também pôde aproveitar as festas. Eventos são fonte de lazer e cultura para a comunidade, e essa é uma das funções do Turismo”, frisa.

Também foi citada a criação do Conselho Municipal de Turismo, o Comtur, e o incentivo e colaboração da Secretaria de Turismo para a criação da Associação de Hotéis de Avaré e Região. “É uma pena saber que esta conquista está esquecida, pois ninguém deu prosseguimento. Incentivar o setor hoteleiro é de grande importância, pois são eles que atraem mais pessoas para nossa cidade”, comenta.

CURSOS

O ex-secretário também fala da qualificação de mão-de-obra para atuar nos setores turísticos. “Trouxemos ainda cursos de garçom, camareiras, recepcionistas, caseiros, entre outros, para que quando o turista chegasse, pudesse encontrar um atendimento de excelente qualidade em qualquer estabelecimento”.
Silvano também comenta a atuação de Alonso à frente da pasta, alegando que suas conquistas desde que assumiu o Turismo em 2013 não podem ser avaliadas. “Não tenho condições de avaliar o trabalho do atual secretário até porque não consigo vê-lo. Após um ano e meio está invisível. Se existe algum plano, deve estar na incubadora”, finaliza.

Comente

Seu endereço de e-mail não será publicado. Required fields are marked *

Quer falar com a gente?

Avenida Gilberto Filgueiras, 1402
Avaré / SP - CEP. 18706-240

E-mails:
j.acomarca@gmail.com
comercial@jornalacomarca.com.br

14 3733.2023 / 3733.2633

Redes Sociais

Assine já! 14 3733 2023

Jornal A Comarca © 2022. Todos os direitos reservados