AcontecendoLideranças lamentam ida de evento da ABQM para Londrina

A Comarca8 de junho de 20187 min

Lideranças lamentam ida de evento da ABQM para Londrina

Da Redação

Diante da intensa repercussão negativa da mudança do Campeonato Nacional do Cavalo Quarto de Milha, organizado pela ABQM – Associação Brasileira dos Criadores de Quarto de Milha, de Avaré para londrina (PR), a Comarca buscou opiniões de algumas autoridades sobre a perda do evento.
Em nota assinada pelo presidente Cassio Jamil Ferreira, a Associação Comercial Industrial e Agropecuária de Avaré (Acia), lamentou o ocorrido e destacou que recebeu de forma impactante a notícia da decisão judicial da proibição de algumas provas da ABQM, “pois sendo sempre uma entidade presente nos eventos quartistas, pode atestar quanto à preocupação e cuidados para com os animais presentes”.
A entidade informa ainda que, junto de sua diretoria, vem realizando ações diretas pela valorização do Evento na cidade e fomento do turismo de agronegócio. O texto informa ainda que uma das principais ações foi a criação do grupo formado por empresários os “Amigos da Emapa”, “que desde então realiza reuniões semanais para traçar metas com ações concretas de atendimento aos anseios dos quartistas e dos turistas de agronegócio que visitam Avaré”.
PAPEL SOCIAL – Ainda na nota, a “Acia reafirma sua parceria com essa tão importante fonte geradora de empregos e arrecadações, além de reconhecer o papel social que a ABQM sempre teve com nosso município e assumimos o compromisso de lutar junto para que essa perda seja apenas momentânea e que possamos voltar a ser a Casa do Quartista em todos seus eventos”. (confira no Box as ações da Acia em favor da ABQM)
AUTOCRÍTICA – Já o empresário Cláudio Salomão, mantenedor da Faculdade Eduvale de Avaré, disse que o “momento é de reflexão, para avaliarmos os erros repetidas vezes cometidos e apresentar novas propostas para resgate do evento em Avaré! ”. Em sua rede social, ele acrescenta que “a liminar é apenas um pretexto. De há muito vinham tentando ir para outra cidade. A questão vai muito além dessa ordem judicial. Humildade e autocrítica, a ser exercida por todos os setores da sociedade! Quem sabe consigamos, um dia, trazê-los de volta, movimentando nossos hotéis, restaurantes, mercados, postos de combustível, farmácias, comércio local etc …Reciprocidade … essa é a palavra”.

Ações realizadas pela ACIA para atender as necessidades dos quartistas que visitam Avaré no Período da ABQM:

• Criação da Associação Amigos da EMAPA;
• Reuniões semanais pautadas nas ações de melhorias;
• Envolvimento da ACIA – Associação Comercial Industrial e Agropecuária de Avaré;
• Reforma dos sanitários já existentes no Parque. (com recursos dos Amigos da EMAPA);
• Construção de três novos sanitários: um em cada pista coberta. (com recursos dos Amigos da EMAPA);
• O PRIMEIRO SANITÁRIO NA PISTA 3. (com recursos dos Amigos da EMAPA);
• Contato direto dos Amigos da EMAPA com a imprensa local, numa forma de desmistificar factóides e esclarecer fatos;
• Aproximar a imprensa local como uma fomentadora de ideias e sugestões de melhorias para atender as necessidades quartistas e melhorar ao atendimento dos turistas de agronegócio que visitam Avaré;
• Criação de folder Guia Prático com os segmentos de maior procura pelos quartistas;
• Plantão de Informações da ACIA junto a ABQM para atender aos quartistas;
• Reunião específica com a rede hoteleira;
• Cadastramento da rede hoteleira junto ao site da ABQM.
• Levantamento da quantidade de leitos em Avaré.
• Contato com as Colônias de Férias de categorias para abertura de hospedagem aos quartistas, aumentando a possibilidade de leitos.

E a e mais importante ação no momento: ACIA esta elaborando, por meio do seu corpo jurídico, o estudo de uma medida legal para reverter a decisão judicial que proibiu a realização de algumas provas, ocasionando a saída do evento da cidade.