O Museu Tião Carreiro, que fica no coração do Centro Max Feffer Cultura e Sustentabilidade, em Pardinho/SP, administrado pelo Instituto Jatobás, inaugura, no dia 13 de dezembro, uma nova exposição. A data marca também o aniversário de 91 anos de Tião Carreiro, Rei do Pagode de Viola, e para celebrar essa trajetória, a instituição preparou um dia especial de festa e homenagens.
Intitulada “Ser Tião Em Festa”, a mostra faz referência ao filme do mesmo nome, que foi estrelado por Tião Carreiro e Pardinho, e convida o público a revisitar curiosidades da produção, seu elenco, suas trilhas sonoras e aspectos marcantes das gravações. Entre os destaques estão peças originais utilizadas pelo artista durante o filme, permitindo que os visitantes se aproximem ainda mais da história do ícone da música caipira.
A cenografia da nova exposição transforma o espaço em um mergulho afetivo no universo das festas do sertão. O ambiente conta com bandeirinhas que lembram os nomes do elenco, uma cozinha caipira cuidadosamente ambientada para remeter aos tradicionais encontros na roça, além de painéis que apresentam curiosidades sobre a trilha sonora, registros fotográficos e cenas do filme. Dentro do museu, uma pequena sala de cinema exibe continuamente “Sertão em Festa”, proporcionando ao público uma experiência completa e imersiva.
Para marcar a abertura da exposição, que fica em cartaz até março de 2026, a programação especial começa às 17h30, com uma apresentação de catira dos Jovens da Cuesta, em referência direta a uma das cenas mais lembradas do filme.
Na sequência, às 18h, o público poderá aproveitar o show “De Tião a Gonzagão, do Pagode ao Baião”, com André Moraes e Jackson Ricarte, unindo tradição, musicalidade e celebração em uma homenagem vibrante às raízes da cultura popular brasileira.
O horário de funcionamento do Museu Tião Carreiro é de terça a domingo, das 10h às 18h. O telefone para contato e para agendar visitas é o (14) 99879-2760.
Para mais informações e conferir a programação completa, acompanhe as redes sociais oficiais @centromaxfeffer ou acesse o site institutojatobas.org.br.

