AcontecendoPesquisador homenageou no facebook personalidades falecidas em 2017

A Comarca15 de janeiro de 20185 min

Pesquisador homenageou no facebook personalidades falecidas em 2017

Da Redação

Autor de 32 livros, na sua maioria de temas ligados à história avareense, o pesquisador Gesiel Júnior fez curiosa postagem no grupo “Avaré Memorável” por ele coordenado no facebook, a fim de recordar personalidades que morreram ao longo do ano de 2017. O gesto repercutiu positivamente com dezenas de comentários.

“Quando nos aproximamos a passos largos do último dia de dezembro, importante é elevar um pensamento de saudade para aqueles que se despediram desta vida em 2017. Homens e mulheres valorosos aparecem neste singelo painel. Cada qual, a seu tempo e a seu modo, nos deram sinais de humanidade e de cidadania”, digitou o memorialista na rede social.

No painel publicado aparecem imagens de figuras notáveis, como de Fernando Cruz Pimentel, falecido em 2 de janeiro de 2017, o político que governou Avaré por mais tempo, pois foi prefeito durante 14 anos. Outros políticos foram lembrados, dentre os quais os ex-vereadores Joaquim “Tininho” Negrão e Edmundo Negrão Dias, falecidos respectivamente, em 3 de novembro e 15 de dezembro do ano passado.

PERFIS – A homenagem traz as imagens de cinco mulheres: a centenária benemérita Elvira Fernandes Tezza (falecida em 6 de outubro), a professora Maria Apparecida de Almeida (em 10 de abril), a empreendedora Branca Filgueiras (em 21 de junho), a jovem educadora Rosa Maria da Cunha Ribeiro (em 2 de novembro) e a nonagenária professora Martha Fagundes Alves, primeira mulher a ser eleita vereadora em Avaré no ano de 1951, falecida em 25 de maio.

Gesiel recordou ainda do padre Gabriel Dárida, ex-pároco da igreja de Nossa Senhora de Fátima (falecido na Itália em 22 de julho) e de profissionais liberais como os médicos Geraldo de Araújo Lutti (falecido em 2 de março) e Gastão Norberto Isique Vitral (em 12 de outubro), bem como o cirurgião-dentista Osvaldo Rizzo (falecido em 10 de setembro).

RESGATE – Também integram o painel o empresário Mário Celso Hellmeister (falecido em 4 de novembro), o leiloeiro Antonio Carlos Pinheiro Machado (em 21 de maio), o jornalista e produtor teatral Benedito Carlos dos Reis (morto em 11 de outubro), o serventuário da justiça Alberto Silvestre de Souza (em 7 de junho), o ferroviário Benedito Machado (o popular Machadão, em 21 de outubro) e outros dois educadores: o professor de Educação Física José Oswaldo Voss Sodré (em 9 de novembro) e o professor Amaury Moraes De Maria, ex-diretor da Faculdade Mackenzie, falecido em São Paulo no dia 19 de maio.

“Bem própria do Gesiel essa homenagem sincera, merecida e carinhosa a pessoas que marcaram positivamente sua passagem por nossa história”, reagiu a professora Marli Gomes de Oliveira. “Bela homenagem! Vidas cheias de história que contam um pouco da nossa também”, reconheceu a psicóloga Sílvia Bannwart.

O memorialista conclui a postagem sem esconder a sua fé: “Eles felizmente permanecem iluminando nossos passos – em Avaré – pela claridade de seus belos exemplos. Paz infinita para todos!”