AcontecendoPolíciaPF apreende lancha em casa de luxo às margens da represa em ação contra sonegação fiscal e empresas de fachada

A Comarca27 de agosto de 20214 min
https://www.jornalacomarca.com.br/wp-content/uploads/2021/08/whatsapp-image-2021-08-27-at-9.24.30-am.jpeg

Policiais federais cumpriram mandados de busca e apreensão em imóveis às margens da represa de Jurumirim, em Avaré (SP), nesta sexta-feira (27), em uma operação contra sonegação fiscal e uso de empresas de fachada.

Em um dos locais, uma casa de luxo às margens da represa Jurumirim, uma lancha foi apreendida, além de documentos. A operação tem o mesmo nome da represa pelo fato de grande parte das empresas investigadas e dos principais envolvidos se situar na região da represa de Jurumirim.

Segundo a investigação, as empresas de fachadas são usadas para sonegar impostos e ocultar movimentações financeiras ilícitas, originadas principalmente do contrabando de cigarros. Foram identificadas sonegações de aproximadamente R$ 25 milhões.

Durante as investigações, mais de 4 milhões de maços foram apreendidos.

A Justiça também determinou o bloqueio de bens dos investigados, entre eles, uma fazenda e um hospital, adquiridos como produtos dos crimes de sonegação fiscal, adulteração de combustíveis e contrabando de cigarros.

Cerca de 80 agentes federais foram aos locais indicados para cumprir 19 mandados de busca e apreensão expedidos pela 1ª Vara Federal em Avaré (SP). Os mandados são cumpridos em Bauru, Avaré, Itaí, Botucatu, Sorocaba, Araçoiaba da Serra e Guarulhos.

Os envolvidos podem ser responsabilizados pelos crimes de associação criminosa, sonegação fiscal, falsidade ideológica, uso de documento falso e lavagem, na modalidade ocultação. A identidade dos investigados não foi informada por conta do sigilo fiscal, informou a Receita Federal.

Modus operandi

Segundo a PF, diversos empresários e seus familiares, com o apoio de escritórios de advocacia e de contabilidade, se utilizavam de escrituras em nome de terceiros, os chamados “laranjas”, exclusivamente para cometimento das fraudes.

Os investigados, por intermédio desses “laranjas”, negociaram aeronaves, embarcações, veículos e caminhões destinados ao contrabando de cigarros, além de fazendas, imóveis residenciais e um hospital.

A ação tem apoio da Receita Federal e do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), do Ministério Público Federal.

FONTE: G1 ITAPETININGA

 

Comente

Seu endereço de e-mail não será publicado. Required fields are marked *

Quer falar com a gente?

Avenida Gilberto Filgueiras, 1402
Avaré / SP - CEP. 18706-240

E-mails:
j.acomarca@gmail.com
comercial@jornalacomarca.com.br

14 3733.2023 / 3733.2633

Redes Sociais

Assine já! 14 3733 2023

Jornal A Comarca © 2022. Todos os direitos reservados