AcontecendoPrefeitura resgatou alunos após quebra de ônibus da Kaçulla

A Comarca21 de maio de 201410 min

Prefeitura resgatou alunos após quebra de ônibus da Kaçulla

Pneu do veículo estourou quando alunos da rede municipal de ensino eram transportados; resgate feito por ônibus da frota municipal seria ilegal

Da Redação

Capa  escola ponte alta e onibus 048

Um micro-ônibus da Expresso Transportes Kaçulla, que presta serviços de transporte escolar em Avaré, teve um dos pneus estourado quando transportava alunos da rede municipal de ensino. O fato ocorreu no Bairro Ponte Alta. Devido a isso, um veículo da Prefeitura teve que se deslocar até o local para resgatar as crianças. O fato foi confirmado pela direção da Garagem Municipal.

A Comarca apurou que a Prefeitura não poderia fornecer um veículo da frota municipal, já que a empresa se obriga, contratualmente, a prestar o serviço para a Municipalidade. Devido a isso, legalmente a própria empresa teria a responsabilidade de fornecer outro ônibus para resgatar as crianças e levá-las ao destino final. Fotos tiradas pouco depois de o veículo ter apresentado problemas mostram o micro-ônibus que teria sido fornecido pela Prefeitura para transportar os alunos.

NA CÂMARA

As situações controversas envolvendo a empresa motivaram pronunciamento na Câmara de Vereadores. Durante a sessão da última segunda-feira, dia 12, o vereador Roberto Araújo destacou que fatos parecidos, onde a Prefeitura estaria fornecendo veículos para prestar serviços de responsabilidade da Kaçulla, teriam ocorrido outras vezes. “Eu já estive aqui (na tribuna) dizendo que os alunos da Ponte Alta estavam sendo privados do transporte escolar. Hoje (segunda-feira) fui procurado por um pai e ele escreveu em um pedaço de papel relatando que no dia 2 de abril o ônibus não teria passado e na semana anterior também e toda semana falta ônibus, sendo que uma vez está quebrado, sem freio. A monitora liga avisando que o veículo está quebrado e que, quando isso ocorre é para ligar para a Garagem (Municipal) enviar peruas para buscar os alunos. A Prefeitura está fazendo o serviço que a empresa que foi contratada não está fazendo. Olha só para onde está indo o dinheiro do povo, está indo para o ralo”.

DENÚNCIA

O democrata disse que iria encaminhar a denúncia para o Ministério Publico. “Para não falar que invenção eu pedi que o pai escrevesse isso. Vou para o Ministério Público levar esse documento, porque isso não pode continuar”.

As fotos tiradas na última terça-feira, dia 13, revelam as más condições do veículo. Além do pneu que acabou estourando, outros também apresentam algumas deformidades. A lataria apresenta algumas rachaduras, mas o que chama mais a atenção estão relacionados ao interior do ônibus. As portas traseiras estão amarradas com uma corda de nylon usada para pendurar roupas. O painel apresenta ferrugem e corrosão, além da falta de vários botões de comando.

Procurada, a secretária de Educação, Lúcia Léllis afirmou que irá averiguar as denúncias relacionadas às más condições dos veículos. Ela destacou que, caso se comprovem as denúncias, tanto das condições dos veículos ou como uma possível irregularidade da empresa no município, o contrato poderá ser rompido. Ela disse ainda que o chefe da frota municipal, Marcelo Andrade, realiza relatórios completos sobre a situação dos veículos.

INDIGNAÇÃO

O vereador Denílson Ziroldo se mostrou indignado com as condições dos ônibus. “Como pode a Secretaria de Educação e a Prefeitura permitirem que esse tipo de veículo transporte os alunos da nossa cidade? Está se gastando mais de R$ 1 milhão para esse tipo de ônibus?”.

Ele alertou ainda que a Prefeitura e a empresa seriam responsáveis pelas vidas de centenas de alunos. “Estou mais que inconformado. Sou ‘zeloso’ e ‘denúncios’ mesmo, pois estou cuidando das vidas desses alunos e dos funcionários que estão no veículo. Esses ônibus não servem nem para ferro velho e desmanche, nem quem transporta trabalhadores rurais iriam querer um ônibus assim pra transportar seus funcionários”, disse. “Esse governo que acha que funcionários não precisam nem de água mineral, o que esperar?”, finalizou

PESQUISA

Com o objetivo de verificar se veículos da empresa estariam apresentando os mesmos problemas em outras cidades, a Comarca descobriu que a Expresso Kaçulla vem sendo notificada pela Secretaria de Transportes Metropolitanos do Estado de São Paulo.

A empresa foi notificada por executar serviço de transporte coletivo regular de passageiros não permitido ou autorizado pela Secretaria dos Transportes Metropolitanos, executar serviço de transporte coletivo de passageiros de interesse metropolitano sob-regime de fretamento, sem estar registrado na Secretaria, como também veículos pertencentes à empresa que não estariam cadastradas ou com selo de vistoria vencido.

OUTRO LADO

Na tarde de sexta-feira, dia 16, a Prefeitura de Avaré, através da Secretaria de Comunicação, enviou uma nota à Comarca relatando que a Secretaria de Educação estaria monitorando os ônibus terceirizados através do gerente da frota municipal.

“Nesta semana, a secretária de Educação, Lúcia Lellis coordenou uma reunião com os monitores que acompanham os estudantes nas linhas escolares para ouvir reivindicações e corrigir possíveis problemas no tráfego diário e funcionamento dos veículos da empresa terceirizada. A fim de tomar providências na prestação do serviço, a partir deste encontro, a Secretaria elaborou um relatório com informações relatadas pelos monitores quanto ao estado e capacidade de atendimento dos ônibus. Muitas rotas não têm problemas, outras apresentam sim dificuldades, que serão cobradas junto à empresa por meio de notificação”.

Comente

Seu endereço de e-mail não será publicado. Required fields are marked *

Quer falar com a gente?

Avenida Gilberto Filgueiras, 1402
Avaré / SP - CEP. 18706-240

E-mails:
j.acomarca@gmail.com
comercial@jornalacomarca.com.br

14 3733.2023 / 3733.2633

Redes Sociais

Assine já! 14 3733 2023

Jornal A Comarca © 2022. Todos os direitos reservados