AcontecendoEconomiaGeralProcon de Avaré constata aumento de preços em estabelecimentos

Órgão fiscalizou supermercados e farmácias na quarta-feira, 25, após receber denúncia
A Comarca26 de março de 20204 min
https://www.jornalacomarca.com.br/wp-content/uploads/2020/03/Procon-Fiscalização-1.jpeg

O Procon de Avaré realizou na quarta-feira, 25, operação de fiscalização em estabelecimentos comerciais. O objetivo foi averiguar denúncias sobre preços abusivos recebidas pelo Facebook.

De acordo com o diretor Lauro Russo, foram fiscalizados 7 supermercados e 3 farmácias, onde foram constatados aumento de preço do arroz, feijão, leite, óleo de soja, máscara e álcool em gel.

Cada estabelecimento tem 7 dias corridos para responder ao Procon Municipal, juntando nota fiscal do fornecedor dos 3 meses anteriores.

Caso não respondam ou a resposta não justifique o aumento do preço, será lavrada multa por prática abusiva, cujo valor passa de R$ 30 mil reais.

Orientações ao consumidor

“O Procon orienta que o consumidor tenha consciência na hora de ir às compras nesse momento de crise. A atitude de estocar alimentos pode fazer com que o estoque se esgote muito rápido, o que gera aumento de preço”, ressalta Russo.

Denúncias

O consumidor que se sentir lesado pode denunciar através do Facebook do Procon de Avaré. Outra opção é ir até a página do estabelecimento e pedir publicamente justificativa sobre eventuais preços elevados. “Somente com a pressão da população exigindo seus direitos será alcançado um mercado de consumo mais justo”, afirma o órgão.

A atuação do Procon de Avaré está restrita ao município e não é possível fiscalizar comércios de outras cidades. O contato pode ser feito pelos telefones (14) 3732-8263 e 3732-8151.

Os moradores da região podem fazer denúncias através do site da Fundação Procon SP. O endereço eletrônico é o https://www.procon.sp.gov.br.

Comente

Seu endereço de e-mail não será publicado. Required fields are marked *