AcontecendoProjeto Avaré Memorável também está disponível no Instagram

A Comarca30 de março de 20185 min

Projeto Avaré Memorável também está disponível no Instagram

Com o objetivo de apresentar fotos memoráveis de Avaré à população, o historiador Gesiel Theodoro Silva Neto desenvolveu o perfil no Instagram, composto por fotos antigas que marcaram o crescimento do município

Da Redação

Há pouco mais de um mês, o perfil “Avaré Memorável” ganhou espaço também no aplicativo Instagram e já conquistou popularidade entre os moradores e visitantes do município.

O projeto “Avaré Memorável” surgiu de um grupo no Facebook, criado pelo pesquisador e escritor Gesiel Theodoro Silva Júnior. O grupo foi criado em 2015, com o intuito de compartilhar fotos antigas da cidade advindas do arquivo pessoal de Gesiel e, com o passar do tempo foram digitalizadas também imagens do pesquisador e colecionador Gilberto Tenor e do fotógrafo Edel Coradi, personalidades que também trabalham pelo zelo da memória avareense. Hoje o grupo do Facebook conta com mais de 1,7 mil participantes.

INSTAGRAM – O gerenciador do perfil no Instagram é o também professor de história, Gesiel Neto. “Como sou graduado em História, resolvi juntar minha formação acadêmica juntamente com uma ferramenta de fácil acesso e interativa, como o aplicativo Instagram, desse modo, o projeto “Avaré Memorável” ganhou sua versão no app de fotos, a fim de atingir um público mais jovem e uma parcela maior da população de Avaré que não dispõe de acesso a documentos que resgatam a memória histórica da nossa cidade”, enfatizou Neto.

Ainda de acordo com o gerenciador do perfil, “é recorrente também observarmos críticas de pessoas que não gostam de Avaré por inúmeros motivos, desse modo, através da memória afetiva causada pelo documento fotográfico, o grupo Avaré Memorável tende a criar um sentimento de pertencimento à cidade, além de permitir aprendizados aprender sobre a cultura do município.

OBJETIVO – Neto ressalta também que a página no Instagram visa trazer aos seguidores dados, imagens e curiosidades interessantes sobre a cidade, desde a sua formação, quando ainda era a antiga Rio Novo, até a atualidade.  Fotos antigas, fotos de propagandas do comércio avareense, curiosidades e até sorteios culturais. Vale conferir.

NOVIDADES- E as ideias não param por aí para o projeto “Avaré Memorável”, pois um canal no YouTube com vídeos semanais relacionados à história avareense também está em fase de elaboração.

O perfil no Instagram do projeto é @avarememoravel, no Facebook a página pública recebe o mesmo nome. Os internautas ainda têm acesso ao grupo fechado “Avaré Memorável”, também no Facebook, criado por Gesiel Júnior em 2015, a fim de compartilhar novas histórias e fotos do município.