AcontecendoProjeto declara 2014 o Ano Municipal José Herculano Pires

A Comarca13 de fevereiro de 20145 min

Projeto declara 2014 o Ano Municipal José Herculano Pires

Da Redação

 Herculano Pires

A Câmara de Avaré aprovou por unanimidade na sessão ordinária da última segunda-feira, 3 de fevereiro, um projeto de lei que declara 2014 o Ano Municipal José Herculano Pires.

O projeto de autoria de Edson Flávio Theodoro da Silva homenageia o escritor, poeta e pensador avareense no centenário de seu nascimento.

A Secretaria Municipal de Cultura deverá realizar eventos durante o ano alusivos ao tema, principalmente na rede pública de ensino em parceria com as pastas de Educação e Turismo.

As escolas públicas estaduais e federais também poderão incluir em seus calendários a realização de atividades pedagógicas e culturais com o objetivo de divulgar a obra do autor avareense.

Para o vereador, “é importante que a cidade honre a memória deste ilustre conterrâneo por meio de iniciativas de natureza cultural, já que Herculano aqui nasceu no dia 25 de setembro de 1914, há exatos 100 anos. Sua atividade polivalente com envolvimento em educação, jornalismo e política foram evidências da grandeza de seu espírito e do seu papel na difusão do espiritismo no Brasil”, enfatiza o autor.

OBRA

Autor de mais de 80 obras, José Herculano Pires revelou a sua vocação literária ainda criança. Aos 9 anos fez o seu primeiro soneto sobre o Largo São João, praça onde nasceu. Aos 16 anos publicou o seu primeiro livro, “Sonhos Azuis” (contos), e aos 18 o segundo livro, “Coração” (poemas livres e sonetos).

Em sua carreira foi ainda repórter, redator, secretário, cronista parlamentar e crítico literário dos Diários Associados, tendo exercido essas funções por cerca de 30 anos.

Destacou-se como um dos mais ativos divulgadores do espiritismo no país, traduzindo os escritos de Allan Kardec e escrevendo tanto sobre estudos filosóficos quanto sobre obras literárias inspiradas pelo espiritismo.

Autor de 81 livros de filosofia, psicologia, pedagogia, parapsicologia, romances e espiritismo, vários inclusive com Chico Xavier, sendo a maioria dedicada ao estudo e à divulgação da Doutrina Espírita.

Entre 1959 e 1962 foi docente titular na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Araraquara. Também foi membro titular do Instituto Brasileiro de Filosofia, seção de São Paulo, onde lecionou psicologia.

Exerceu ainda a função de presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo de 1957 a 1959. Também ocupou o cargo de chefe do subgabinete da Casa Civil da Presidência da República no governo de Jânio Quadros em 1961, aonde permaneceu até a renúncia do presidente.

Comente

Seu endereço de e-mail não será publicado. Required fields are marked *

Quer falar com a gente?

Avenida Gilberto Filgueiras, 1402
Avaré / SP - CEP. 18706-240

E-mails:
j.acomarca@gmail.com
comercial@jornalacomarca.com.br

14 3733.2023 / 3733.2633

Redes Sociais

Assine já! 14 3733 2023

Jornal A Comarca © 2022. Todos os direitos reservados