AcontecendoReeducandos do CR de Avaré concluem curso de pintor predial

A Comarca2 de fevereiro de 20184 min

Reeducandos do CR de Avaré concluem curso de pintor predial

Da Redação

Vinte quatro alunos do regime semiaberto do Centro de Ressocialização (CR) de Avaré, realizaram no período de 15 à 26 de janeiro o curso de Pintor Predial pelo programa Via Rápido Expresso, uma parceria entre a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado (SDECTI), Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), e Secretaria do Estado da Educação (SEE).
Para quem não conhece, o Programa Via Rápido Expresso tem como objetivo oferecer cursos de curta duração, na área da construção civil (pintores), para presos do regime semi-aberto, internos em regime semi-aberto da Fundação Casa e trabalhadores desempregados.
TRABALHO – Em Avaré, os presos selecionados realizaram a pintura e limpeza da EMEF Maria Nazareth Abs Pimentel, no bairro do Camargo, e receberam certificação através do curso que forneceu aos reeducandos desde equipamentos de proteção individual (EPI), camisetas, apostilas teóricas, até bolsa auxílio no valor de R$ 210,00.
PROGRAMAS- De acordo com o diretor técnico II do CR de Avaré, Flávio Theodoro Reis, existem presos da unidade que também prestam serviços voluntários na APAE e no Asilo São Vicente de Paulo, conforme permite a lei. A escolha dos presidiários para realizar serviços voluntários ou remunerados se dá por meio de alguns critérios definidos, dentre eles a avaliação do crime praticado, pena e conduta.
‘’Os cursos e atividades externas auxiliam no comportamento e na reintegração do preso com a sociedade. Hoje, o reeducando tem a oportunidade de realizar atividades que reduzem sua pena, como estudar, ler livro, atividades externas, por isso às vezes vemos ex-detentos que trabalham e conseguiram se reintegrar na sociedade”, disse Reis.
O diretor enfatizou que o CR visa reeducar os detentos, prezando pelo acompanhamento das atividades e da relação dos presos com familiares. “Eles precisam da família e do convívio saudável com a sociedade. Não basta apenas cumprirem a pena e serem soltos, o nosso trabalho tem que ser eficiente para os detentos e para a sociedade”, finalizou o diretor Flávio.
SERVIÇO – O CR de Avaré atende hoje 217 detentos, sendo 60% dos reeducandos com familiares residindo no município.