AcontecendoReunião busca ações em prol da Causa Animal em Cerqueira César

A Comarca31 de agosto de 20187 min

Reunião busca ações em prol da Causa Animal em Cerqueira César

Vereadores, órgãos responsáveis e munícipes se unem em prol de cães e gatos abandonados

Da Redação

Com Assessoria

Desde o início do mês de agosto, assuntos relacionados a Causa Animal do município vêm sendo debatido entre órgãos responsáveis, munícipes e vereadores de Cerqueira César. A iniciativa da ação surgiu em decorrência a grande quantidade de animais abandonados que se encontram em situação de rua no município. Após uma reunião realizada na Câmara Municipal no dia 7 de agosto, os parlamentares estão buscando medidas junto ao Poder Executivo e com o apoio da população local para que o problema em relação aos animais sejasolucionado.

Na última semana, os vereadores Fenando Bataglini, Sidney Marcos Cardoso e o secretário de Meio Ambiente, Turismo e Agricultura Wesley de Almeida Pires participaram de uma reunião no Hospital Veterinário do Centro Universitário UNIFSP com a coordenadora do curso de Medicina Veterinária, Glenda Tartaglia para solicitar apoio em relação aos animais do município.

Na oportunidade, foram abordados assuntos relacionados ao mutirão de castração, campanhas educativas e de conscientização. Em relação ao procedimento de castração, foi idealizado um mutirão, devido à grande demanda de animais em fila de espera que já soma mais de 200 animais, além dos que vivem nas ruas.

A veterinária informou que a realização desse procedimento sofreu algumas alterações no ano de 2016 através de uma resolução do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo que “normatiza os procedimentos de contracepção de cães e gatos em mutirões de esterilização cirúrgica com a finalidade de controle da reprodução”.

O mutirão, trata-se de um método de trabalho caracterizado pela mobilização coletiva, programada, que envolve a realização de procedimentos cirúrgicos de esterilização de cães e gatos (machos e fêmeas), em local e datas pré-determinados. Porém, desde 2016 essa resolução foi integrada com normativas especificas de planejamento e organização, responsabilidade técnica, ambientação, equipamentos e materiais necessários, equipe de trabalho, procedimento cirúrgico (pré e pós-operatório) e documentação. Tais especificações exigem uma infraestrutura que o município ainda não comporta e que acabam impedindo o deslocamento dos profissionais e alunos da instituição para realização do procedimento diante da modalidade de ser um Hospital Escola, o que incluiu também o alto custo em relação aos materias que são solicitados.

Dentre as possíveis soluções para o problema a coordenadora do curso informou sobre o “Castra Móvel”, procedimento que vêm sendo realizado em algumas cidades do interior como alternativa para realização do mutirão de castração.

As especificações do “Castra Móvel” foram passadas aos vereadores e ao secretário que juntos se comprometeram em solicitar um orçamento e viabilizar esse procedimento dentro das possibilidades do município.

“É um problema grande e difícil de ser solucionado. Nós estamos emprenhados em buscar alternativas e diante da ideia do mutirão acabamos esbarrando na legislação vigente que acaba tornando um pouco mais difícil, mas não vamos desistir”, reforçaram os vereadores.

Após a reunião os integrantes optaram pelo levantamento de orçamento das alternativas para que seja analisado junto ao setor responsável e de acordo com a demanda da cidade.

“O nosso objetivo é castrar o maior número de animais sendo de rua ou não, para que exista um controle e assim diminuir a quantidade de animais nas ruas de Cerqueira. Estamos buscando medidas para realização dessa etapa e iremos ampliar também para campanhas de educação nas escolas e conscientização em relação ao tema, para que aos pouquinhos essa realidade venha sendo solucionada”, finalizaram os vereadores.

Os parlamentares informaram que em breve será agendada uma próxima reunião com os representantes dos órgãos responsáveis, munícipes em geral para que seja apresentado as alternativas.