AcontecendoSaúde de Avaré recebe novo lote de vacina contra a gripe

A Comarca28 de julho de 20186 min

Saúde de Avaré recebe novo lote de vacina contra a gripe

A partir de segunda-feira, 30, população que se enquadra nos grupos de risco poderão procurar as salas de vacinação

Da Redação
Com Assessoria

A Secretaria da Saúde de Avaré informa que recebeu novo lote de vacinas contra a gripe H1N. A partir da próxima segunda-feira, 30, a população que se enquadra no grupo prioritário do Ministério da Saúde poderá se dirigir às Salas de Vacina do município e apresentar a documentação necessária (Carteira de Vacinação e documentos pessoais).

Os responsáveis pelas salas de imunização informam que as senhas aos pacientes serão distribuídas de acordo com a ordem de chegada, sempre a partir das 7 horas da manhã, ou ainda no período da tarde a partir das 13 horas.

GRUPO PRIORITÁRIO – Segundo o Ministério da Saúde, o grupo prioritário é composto por pessoas a partir de 60 anos, crianças de seis meses aos menores de cinco anos, trabalhadores de saúde, professores das redes pública e privada, povos indígenas, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), pessoas privadas de liberdade – o que inclui adolescentes e jovens de 12 a 21 anos em medidas socioeducativas – e os funcionários do sistema prisional.

Os portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais também devem se vacinar. Este público deve apresentar prescrição médica no ato da vacinação. Pacientes cadastrados em programas de controle das doenças crônicas do Sistema Único de Saúde (SUS) deverão se dirigir aos postos em que estão registrados para receberem a vacina, sem a necessidade de prescrição médica.

A escolha dos grupos prioritários segue recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS).

SALAS DE VACINA – ESF VI “Flávio Negrão” – Avenida Getúlio Vargas, no Jardim Dona Laura, das 8h às 11 horas e das 13 às 17 horas; UBS Vila Jardim, das 7 às 13 horas; ESF VIII Santa Elizabeth, das 8 às 13 horas; PAS Vera Cruz, das 8 às 16 horas, e PAS Bonsucesso, das 8 ao meio-dia e das 13 às 15 horas.

H1N1-De acordo com informações do setor de Vigilância Epidemiológica de Avaré, subiu de 4 para 6 o número de casos positivos da gripe H1N1 no município. Ainda no balanço fornecido, 11 casos aguardam resultados e 7 foram descartados, num total de 24 casos notificados até agora.

Quanto aos casos positivos, os quadros apresentados obedecem ao seguinte cronograma: Casos que evoluíram para cura: Perfil do paciente: 34 anos, feminino. Cura registrada 12/06/18 (data do exame). Perfil do paciente: 02 anos, feminino. Cura registrada 03/07/18 (data do exame). Perfil do paciente: 29 anos, feminino. Cura registrada 10/07/18 (data do exame). Perfil do paciente: 31 anos, feminino. Cura registrada 16/07/18 (data do exame).  Perfil do paciente: 23 anos, feminino. Cura registrada 11/07/18 (data do exame). Caso que evoluiu para óbito: Perfil do paciente: 12 anos, masculino. Data do óbito: 06/07/2018.

SARAMPO – Com o surgimento de casos de sarampo pelo Brasil, a maioria atribuída a casos importados de outros países, como a Venezuela, o Setor de Vigilância Epidemiológica de Avaré informou que existe um caso suspeito no município aguardando resultado, e que a rede municipal de saúde dispõe da vacina tríplice viral (Sarampo, Caxumba e Rubéola) e Varicela (catapora) na rotina das salas de vacinas do município.