DestaqueEconomiaAvaré vai sediar a 1ª Conferência Internacional de Grãos Orgânicos

Evento inédito terá speakers nacionais e internacionais para discutir cenário global do setor
A Comarca4 de dezembro de 20215 min
https://www.jornalacomarca.com.br/wp-content/uploads/2021/12/Foto-espigas-organicas-Raiar.jpeg

A Folio, rede de produtores de grãos orgânicos e desenvolvimento de pesquisa idealizada pela Raiar Orgânicos, realizará em Avaré (SP), no próximo 17 de dezembro, sua primeira conferência internacional para produção de grãos e proteínas orgânicas.

O evento vai contar com agricultores e importantes players do mercado nacional e terá como convidados internacionais as americanas Perdue, um dos maiores produtores de grãos e proteína animal orgânicos nos EUA, e a Mercaris, referência em dados de mercado e preços de grãos orgânicos naquele país.

O encontro, o primeiro com essa temática realizado no país, abordará o cenário global para proteínas orgânicas e os caminhos traçados para o futuro, incluindo a redução na emissão de gases do efeito estufa por meio do uso de tecnologias que promovam insumos verdes. Também serão apresentados números preliminares de plantio e colheita de soja e milho orgânicos do país para a safra 2021/22.

Segundo Luis Barbieri, sócio-fundador da Raiar Orgânicos, o encontro é resultado do primeiro ano de trabalho da rede de produtores orgânicos e pesquisadores da Folio para o desenvolvimento de tecnologias e compartilhamento de informações do campo. “Acreditamos numa agricultura orgânica, sustentável e em escala”, diz o executivo.

Barbieri destaca o papel do setor no combate ao aquecimento global. “A agricultura regenerativa é chave para aumentar o sequestro do CO2 e outros gases nocivos ao planeta, substituindo insumos químicos da fertilização – grandes consumidores de energia –  pela recuperação de áreas degradadas e o cuidado com a saúde do solo”, afirma.

Recentemente, a Folio foi premiada e selecionada para o programa de inovação social MIT Solve – Resilient Ecosystems, do Massachusetts Institute of Technology, pelo desenvolvimento de um banco de sementes usadas para adubação verde como contraponto aos fertilizantes químicos necessários para a planta crescer.

Conhecido como “celeiro” do mundo, o Brasil enfrenta o desafio de elevar sua produção de alimentos em meio a desafios climáticos globais sem precedentes. A agricultura convencional é responsável pela emissão de até 37% na emissão dos gases-estufa no planeta.

SOBRE A RAIAR – A Raiar é uma empresa dedicada 100% à produção de proteínas orgânicas. Sustentável e transparente, ela investe em tecnologia, bem-estar animal e fomento à produção de grãos orgânicos junto a pequenos produtores como elementos-chaves para geração de escala e expansão da oferta de proteína orgânica. Criada em 2020 por cinco sócios-fundadores unidos em torno do objetivo de revolucionar a cadeia produtiva de alimentos orgânicos, a Raiar Orgânicos já nasce como uma das maiores empresas do setor no país, com estrutura para pesquisa e desenvolvimento de tecnologias nutricionais e de bem-estar animal.

Executivos Raiar Orgânicos
Luis Barbieri

Comente

Seu endereço de e-mail não será publicado. Required fields are marked *