DestaqueEconomiaAgrifutura premia startup de Itaí que pode inovar o cenário do agronegócio

As 50 startups selecionadas apresentaram nos dias 12 e 13 em São Paulo suas ideias e projetos para solucionar desafios dentro e fora da porteira
A Comarca16 de março de 20224 min
https://www.jornalacomarca.com.br/wp-content/uploads/2022/03/AGRIFUTURA-1.jpg

Como viabilizar ideias inovadoras no agro e ajudar os empreendimentos com potencial de se tornar negócios relevantes para o setor foi o que motivou a criação do Agrifutura, no ano passado, evento destinado à avaliação de startups agro, as agtechs e as agfintechs. A segunda edição, agora presencial, ocorreu no final de semana (12 e 13) nos jardins do Instituto Biológico, na capital paulista.

Realizado pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo e a Apta (Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios), o evento premiou três inovações, dentre 101 startups inscritas e 50 selecionadas. As campeãs foram as startups paulistas Grão Brasil, Brasil Agritest e Britchis Lichias.

“O evento pretende conectar várias ‘pontas’ da cadeia produtiva, como os setores de pesquisas, desenvolvedores (startups) e o próprio mercado na busca por tecnologias, de processos e de políticas públicas. Disso, surgirão novas empresas e negócios, com alto impacto para a sociedade como um todo”, afirma Sérgio Tutui, coordenador da Apta.

A disputa foi dividida nas categorias “Ideação”, “MVP [produto mínimo viável]” e “Tração e Escala”. As startups selecionadas tiveram a oportunidade de realizar pitches de cinco minutos para apresentarem seus projetos, que foram julgados por especialistas da área e por um grupo de jornalistas especializados em agronegócio.

Na categoria “Tração e Escala”, que tem por objetivo impulsionar o crescimento de uma empresa, a finalista foi a fazenda Britchis Lichias Brasileiras, de Itaí (SP), onde há 113 hectares com 23 mil pés de lichia de produção, de sete diferentes variedades da fruta de origem chinesa. Na fazenda há 12 variedades. O prêmio foi uma viagem a Israel, onde a agtech fará uma imersão no ecossistema de inovação do país, hoje considerado um dos mais importantes pólos de evolução tecnológica.

“Israel é um dos países mais desenvolvidos em tecnologia para o agronegócio, então ter a possibilidade de poder conversar com eles e receber apoio para ampliar o leque de produtos da indústria da lichia será muito bom para nós, como empresa, mas também ótimo para a cadeia de valor da fruta, que pena hoje no Brasil”, afirma Ricardo Pinto, da fazenda Coatiara e um dos fundadores da agtech.

 

Comente

Seu endereço de e-mail não será publicado. Required fields are marked *