GeralApiário Singh realiza há 8 anos o trabalho de remoção ecológica de abelhas

Empresa também faz a remoção de marimbondos e vespas em Avaré e Região
A Comarca6 de agosto de 20218 min
https://www.jornalacomarca.com.br/wp-content/uploads/2021/08/APIARIO-1-1-1280x960.jpg

Em uma visita ao Apiário e conversa com Alexsandro Singh, proprietário da empresa e também Diretor Estadual do Conselho Nacional do Agronegócio de Abelhas, a reportagem do jornal A Comarca pôde coletar algumas informações valiosas sobre a importância da remoção e/ou resgate correto de abelhas, marimbondos e vespas.

Jornal a Comarca – Nos conte um pouco do seu trabalho, como ele acontece e em quais situações?

Alexsandro Singh – Geralmente nós somos chamados pelos sites de busca por aqueles que procuram o socorro e a remoção, mas também participamos de ocorrências em vias públicas à pedido do Corpo de Bombeiros,pois eles não fazem a retirada e manuseio, e sim o apicultor, que é o profissional treinado para isso. O segundo passo é a vistoria, análise do enxame ou colmeia. Quando não conseguimos localizar as abelhas utilizamos microcâmeras, e a partir disso é realizado um orçamento e uma orientação sobre custos, que variam dependendo do tamanho e grau de perigo. Curiosamente, aqui no Brasil não se tem o costume de pagar para realizar a remoção ou resgate, inclusive algumas pessoas se surpreendem com o fato de que é um trabalho pago. Em outros países o apicultor recebe auxílio governamental para realizar o trabalho, mas aqui é bem diferente. Em seguida, com equipamentos específicos realizamos a remoção que acontece sempre à noite, pois todas as abelhas estão dentro da colmeia nesse período.  As abelhas após serem removidas são levadas ao chamado “berçário”, um apiário escola para que se habituem a um novo ambiente. Se as abelhas permanecem na colmeia, oferece-se materiais como caixa, cera nova, toda uma estrutura para que ela produza. Muitas vezes elas vão embora, as que não vão são conduzidas ao apiário. Importante salientar que quando se trata de vespas e marimbondos realizamos a remoção apenas, e são levadas à natureza, mas quando são abelhas da espécie Apis melífera ou como é conhecida popularmente Abelha-europeia, falamos em resgate, pois serão levadas à outro ambiente, para possível produção.

Jornal A Comarca – Qual a importância do resgate seguro de abelhas para o Meio Ambiente, agricultura e consequentemente para a humanidade?

Alexsandro Singh – De acordo com pesquisas, 75% dos alimentos no mundo são polinizados pelas abelhas, são fundamentais, e se elas não realizarem esse trabalho a agricultura com certeza padeceria. Para substituir a polinização delas seria necessário utilizar mais agrotóxicos, defensivos e feromônios nas plantações. Li num estudo realizado recentemente que a polinização em uma plantação de café na região aumentou em 30% a sua produção, sem contar na diferença no tamanho dos grãos que também foi evidenciado. Agrônomos na Região Sul possuem o costume de “alugar” caixas de abelhas para polinização de plantações de tão importante que são para as lavouras. Macieiras, por exemplo, precisam exclusivamente deste trabalho das abelhas.

Jornal A Comarca – O Apiário está completando 8 anos em 2021, quantos enxames/colmeias aproximadamente vocês salvaram?

Alexsandro Singh – Neste período de atividade resgatamos e salvamos aproximadamente 2000 enxames. Casos de extermínio foram quase nulos, e só foram realizados em situações extremas de vida ou morte.

Jornal A Comarca – Qual a variedade de produtos que as abelhas Apis produzem e quais são as utilidades para nós?

Alexsandro Singh – Além do mel que talvez seja o mais conhecido, as abelhas produzem diversos outros componentes interessantes como a Apitoxina, que é o veneno expelido a partir da picada de abelha, sendo esta uma propriedade cara e utilizada para produção de Botox e alguns medicamentos para doenças como artrite, artrose, anti-histamínicos etc. O próprio mel também é matéria-prima para a indústria farmacêutica na sintetização de xampus, hidratantes e diversos cosméticos. A cera é utilizada na marcenaria para lustrar materiais e também na indústria de cosméticos,com a produção de depilatórios. Também o própolis, que é um esterilizante natural produzido para higienizar a colmeia e possui inúmeros benefícios agindo como anti-inflamatório e analgésico.E o próprio pólen pode ser consumido e é um enérgico natural, interessante para quem pratica atividades físicas.

O Apiário Singh está localizado na Rua Paraíba 1317, e além desse trabalho de resgate e remoção, também conta com uma loja de produtos orgânicos apícolas e oferece variados produtos como mel (de abelhas com e sem ferrão), geleia de pimenta com mel, polén, favo, entre outros. Faça uma visita, e em caso necessário de socorro, ligue: telefone (14) 996555861.

Comente

Seu endereço de e-mail não será publicado. Required fields are marked *