AcontecendoDestaqueArcebispo mantém suspensão de missas e orienta sobre outros sacramentos

Em tempo de pandemia meta é evitar aglomeração de fiéis nas paróquias
A Comarca3 de agosto de 20204 min
https://www.jornalacomarca.com.br/wp-content/uploads/2020/08/13217501_996202560486848_7152378024414152829_o.jpg

Ainda preocupado com os riscos do contágio da Covid-19 entre a comunidade católica, o arcebispo metropolitano de Botucatu, dom Maurício Grotto de Camargo publicou novo decreto que trata do retorno gradual das celebrações presenciais dos sacramentos, com exceção da missa, cuja validade começa no próximo sábado, 1º de agosto.

“Após ouvir parecer técnico dos especialistas e estudar profunda e seriamente a situação atual da nossa região, em comunhão e com responsabilidade, a nossa Arquidiocese optou por um prudente e gradual reinício das celebrações dos sacramentos com a presença de fiéis. Assim, nesta etapa, a Santa Missa, com a presença de fiéis, permanece interditada”, comunica o arcebispo na apresentação de suas novas orientações pastorais, que podem ser conhecidas, na totalidade, nas secretarias paroquiais.

Deste modo, por exemplo, quem quiser batizar os filhos ou se casar em breve, poderá fazê-lo se observar critérios como a redução de pessoas nessas cerimônias ainda bem restritas. Já para receber os sacramentos da confissão e da unção dos enfermos também há regras, como o uso de máscaras faciais. O mesmo acontece para celebrações fúnebres, quando não pode haver grande número de pessoas.

No contexto da pandemia da Covid-19, tais orientações deverão ser rigorosamente seguidas pelos padres em todas as paróquias em celebrações públicas. “Temos que ter consciência da grande e arriscada missão que todos os católicos terão nos próximos meses, pois ainda será preciso aguardar algum tempo até o restabelecimento integral da vida eclesial e pastoral”, pondera dom Maurício.

O decreto do arcebispo termina com uma expressão determinação: “Não convém incentivar nos próximos meses atividades pastorais que causem aglomerações!” Neste sentido, o pedido é para que as pastorais, os movimentos e os organismos eclesiais presentes nas paróquias, e também os diversos grupos de oração, procurem realizar suas reuniões de coordenadores e cumprir suas atividades planejadas para este ano, através dos meios digitais possíveis. (Colaborou Gesiel Júnior)

Comente

Seu endereço de e-mail não será publicado. Required fields are marked *