DestaqueArquivo morto da Câmara é transformado em local público para consultas

Uma das maiores realizações do presidente Barreto será aberta para visitação e pesquisa
A Comarca29 de novembro de 20204 min
https://www.jornalacomarca.com.br/wp-content/uploads/2020/11/arquivo-camara-7.jpg

Prestes a deixar a vereança e a presidência da Câmara Municipal, o vereador Barreto do Mercado (PT) fez questão de anunciar uma das maiores realizações de sua gestão. Depois de 16 anos pagando aluguel de um imóvel para abrigar o chamado “arquivo morto”, Barreto entregou o prédio anexo à Câmara, totalmente adequado, que servirá de local para visitação e pesquisa de avareenses e visitantes em geral.

A transferência dos documentos e livros constantes no arquivo morto, do antigo para o novo espaço, aconteceu durante o segundo semestre deste ano. Foi necessário esforço dos funcionários de todos os setores para o transporte e adaptação das peças em seus novos locais de armazenamento.

Podem ser encontrados decretos e demais registros do Poder Legislativo Avareense desde meados de 1947, encadernados e organizados de forma crescente. Além disso, o arquivo também conta com outros documentos importantes, como edições dos principais jornais impressos veiculados no município desde os anos 1950, com destaque para as edições de O Avaré, Diário da Terra e A Comarca.

O arquivo estava instalado, desde 2009, em área externa à sede do Legislativo: em um primeiro momento, ficava em imóvel à rua Minas Gerais, no centro da cidade; após a mudança para prédio no bairro Alto da Boa Vista, os tomos foram transferidos para novo imóvel alugado nas proximidades da nova Câmara.

TRIBUNAL DE CONTAS – No entanto, o pagamento de aluguel para acomodação das peças sempre gerou problemas diretos com o Tribunal de Contas do Estado, com este destacando apontamentos consequentes pelos gastos.

Segundo informações coletadas junto à direção da Câmara, a falta de acessibilidade apontada pelo Corpo de Bombeiros era um empecilho para a acomodação das peças no novo prédio da Câmara. Essa questão foi solucionada neste ano, após a realização de uma reforma no cômodo pensado para o departamento. Foram gastos R$94.889 na instalação de rampa externa, bem como na aquisição de materiais, mão de obra e equipamentos, como estruturas metálicas, guarda-corpo e escadas, por exemplo, para liberação do espaço para futura utilização pública.

Ao todo, o espaço conta com 63 metros quadrados e deverá receber denominação de uma personalidade histórica do município, a exemplo de várias salas da Câmara que levam nomes de pessoas que marcaram a política e a história de Avaré.

Comente

Seu endereço de e-mail não será publicado. Required fields are marked *