Acontecendo“Avanços são reais”, afirma Miguel Chibane sobre a Saúde

A Comarca30 de abril de 201411 min

“Avanços são reais”, afirma Miguel Chibane sobre a Saúde

Em entrevista, secretário da Saúde diz que sistema online vai gerar controle mais eficiente sobre remédios, que 4 novas UBS serão construídas, houve queda de 90% nas ações judiciais por falta de remédios e que atuação forte da Vigilância Sanitária resultou em nenhum caso de Dengue na cidade

Da Redação

miguel 2

O secretário de Saúde de Avaré, Miguel Chibani, concedeu na quarta-feira, 23, uma entrevista à Comarca na qual abordou avanços e problemas referentes à pasta. Ele se mostrou consciente sobre as dificuldades do setor, mas não escondeu que vê melhoras significativas. “Os avanços são reais. A Saúde está melhorando, há muito para se fazer, mas há boas notícias”.

Questionado sobre a recente mudança do departamento para o prédio do Water Park, imóvel que conforme noticiou a Comarca na edição anterior ainda está em obras e sem itens de segurança, Chibani afirmou que melhorias serão implantadas.

“A situação não é a ideal momentaneamente. Apesar da falta inicial de estrutura, estamos procurando nos adequar o mais rápido possível”, diz. O titular da pasta disse as instalações estão sendo adequadas de acordo com as prioridades de cada setor.

Apesar dos percalços, Chibani avalia que a transferência de pastas será benéfica para o município. “A centralização de secretarias no Water Park, além da redução dos custos com aluguéis, manutenção e serviços de limpeza, entre outros, também permitirá um melhor acompanhamento”.

FALTA DE REMÉDIOS – Sobre a falta de remédios nos postos de Saúde, tema frequentemente abordado por vereadores e imprensa, Chibani afirma o problema é pontual. “Eu entendo e respeito a posição de todos os vereadores. No entanto, a faltas não são expressivas. Já estamos providenciando e com certeza concluiremos o sonho da informatização do sistema, o que irá garantir uma melhor gestão de medicamentos e recursos”, aponta.

Segundo o titular da pasta, Avaré não estava integrada à Relação Municipal de Medicamentos (Remume). “Quando um profissional faz a sua receita, nem sempre o município tem a disponibilidade daquele medicamento. No entanto, dirigindo à farmácia, avaliação social ou à Secretaria, os medicamentos são providenciados. Com isso, a falta de medicamento reduziu drasticamente, tanto que o volume de mandados judiciais diminuiu substancialmente. Acreditamos que em 2013 e 2014 não tivemos 10% do que havia anteriormente. O nosso compromisso com a saúde é primordial e temos consciência de nossa obrigação para com a sociedade”, diz.

Chibani apontou ainda que a pasta está implantando o Hórus, um sistema nacional de gestão da assistência farmacêutica de acesso on-line implementado pelo Ministério da Saúde do Brasil com o objetivo de permitir o controle e distribuição dos medicamentos disponíveis no Sistema Único de Saúde. “O sistema vai permitir um melhor acompanhamento de estoque, compras e dará condições para que sejamos mais proativos”, diz.

DENGUE – Chibani atribui ao trabalho preventivo da Vigilância Sanitária o fato de Avaré não ter registrado nenhum caso de dengue em 2014, embora o interior de São Paulo viva uma epidemia da doença. “Avaré tem o privilégio por contar com uma equipe que vem trabalhando há muito tempo, não apenas para evitar o surgimento de casos, mas principalmente para conscientizar a população sobre os riscos da Dengue”.

Só na capital, foram registrados 2,5 mil casos. Cidades como Americana Campinas, Jaú, Taubaté, Votuporanga, Santa Bárbara d’Oeste, Boa Esperança do Sul, Casa Branca e Osasco lideram o ranking.

OBRAS – Segundo o secretário, as obras da Unidade de Pronto Atendimento (Upa) devem ser concluídas até o final do ano, salvo caso de eventualidades climáticas afetarem o desenvolvimento das etapas da construção.

Questionado sobre o andamento de obras em Unidades Básicas de Saúde (UBS), Chibani alegou que a edificação da unidade no Jardim Vera Cruz está em fase final. “Acredito que falta apenas a Caixa Econômica Federal efetuar a vistoria para a conclusão”.

O secretário negou ainda que outras obras estejam paradas. “Estamos em andamento com a ampliação da UBS Aristides Guerra de Aguiar, ampliação e reforma da UBS Cecílio Jorge Neto, as quais não estão paralisadas, e pelas informações que a secretaria dispõe estão de acordo com as etapas previstas no cronograma”. Chibani informou ainda foi licitada esta semana a construção outras quatro novas UBS: Plimec, Paineiras, Paraíso, Santa Elizabeth.

ATRASO EM ATENDIMENTO – A Comarca questionou o secretário ainda a respeito da reclamação recebida de uma munícipe. Ela revela que sua mãe, de 75 anos, ficou por horas esperando pelo médico que não teria aparecido para a consulta agendada. “Isso é descaso do médico. Uma total falta de respeito com o ser humano, fazer as pessoas esperarem durante três horas e meia e não aparecer”, diz um trecho do relato.

Chibani lamentou o episódio e disse que o início das atividades, ocorrido no último dia 20, do serviço de agendamento (Disque Saúde), instalado no Centro de Saúde da Rua Acre, deve contribuir para minimizar o problema. O titular da pasta apontou ainda que irá estudar junto ao setor uma forma de informar previamente pacientes com consultas agendadas em caso de ausência de médicos.

“Isso não atende as necessidades, mas evita o transtorno de não ser atendido, além de efetuar o reagendamento em um curto espaço de tempo, pois o paciente que agenda uma consulta tem a necessidade de uma avaliação médica. Acredito que com a instalação das novas UBS com os profissionais médicos que chegaram através do Mais Médicos, possamos ter mais opções de atendimento e minimizar essas ocorrências”, aponta. Miguel também se colocou à disposição da população para eventuais esclarecimentos.

“A Secretaria de Saúde está de portas abertas a todos. Aceitamos sugestões e críticas para que possamos sanar as deficiências e melhor o atendimento à população. Em qualquer anormalidade ou situação em que o paciente sinta-se prejudicado, estamos à disposição para ouvir, avaliar e tomar as providências que se façam necessárias”, conclui.

Comente

Seu endereço de e-mail não será publicado. Required fields are marked *