AcontecendoAvaré dá adeus à educadora Lina Brandi

A professora foi devota ao ensino por mais de três décadas
A Comarca17 de março de 20212 min
https://www.jornalacomarca.com.br/wp-content/uploads/2021/03/Lina-Brandi-2-1.jpg

A história da educação em Avaré perdeu um dos seus maiores símbolos: a sábia educadora Lina Brandi faleceu na noite de terça-feira, 16 de março, aos 98 anos de idade.

Lúcida até o fim, a avareense de ascendência napolitana, terceira dos noves filhos do casal Giuditta Rossi e Pedro Brandi, iniciou a sua longa carreira no magistério nos anos 1940. Por mais de três décadas devotou-se ao ensino de seguidas gerações, marcando a vida de centenas de estudantes de Avaré, Piraju e Cerqueira César, para os quais partilhou seus conhecimentos de história e sociologia.

Em parceria com o professor Sérgio Brandi, seu irmão, elaborou o ensaio “Arrolamento das fontes históricas de Avaré e região circunvizinha”, publicado na Revista de História da Universidade de São Paulo, em 1959.

Muito querida pela legião de seus ex-alunos, dona Lina não se casou, optando pelo magistério integralmente. Dinâmica, ativa na vida social, fez parte das primeiras diretorias da Instituição Vera Cruz, atendendo ao convite do padre Emílio Immoos.

Católica praticante, a professora Lina participou de vários movimentos eclesiais, enquanto se dedicava aos estudos e aos registros da história familiar, vivendo serena, sob os cuidados carinhosos dos sobrinhos. (texto – Gesiel Júnior)

LEIA MAIS SOBRE ESTE ASSUNTO NA EDIÇÃO IMPRESSA DO JORNAL A COMARCA QUE CIRCULA NA SEXTA-FEIRA, 19

Comente

Seu endereço de e-mail não será publicado. Required fields are marked *