AcontecendoAvaré deve receber até cinco clínicos do Programa Mais Médicos

A Comarca24 de março de 20144 min

Avaré deve receber até cinco clínicos do Programa Mais Médicos

Da Redação

*Imagem ilustrativa
*Imagem ilustrativa

Avaré espera receber em abril até cinco clínicos gerais do Programa Mais Médicos.

O assunto foi abordado pelo vereador Ernesto Albuquerque (PT) em seu pronunciamento na Palavra Livre da sessão legislativa de 17 de março.

Segundo um levantamento feito pela Comarca, os profissionais irão atuar em Unidades de Saúde da Família (USF) ou Unidades Básicas Parametrizadas (UBP) que estejam de acordo com o Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica.

O termo de adesão entre município e Governo Federal foi assinado em julho de 2013.

Inicialmente, a Secretaria Municipal de Saúde pleiteou a liberação de seis médicos. “No entanto, por conta da prioridade que o Ministério da Saúde dá para cidades sem qualquer atendimento médico ou com Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) mais baixo que o nosso, estamos nos preparando para receber até cinco clínicos”, explica Vanda Corina Avellar, diretora de Atenção Básica.

O número oficial de profissionais será informado à Secretária de Saúde em abril. Após a chegada dos profissionais, o município tem 90 dias para se adequar às normas do Ministério da Saúde.

Segundo as regras do Programa Mais Médicos, cabe ao município arcar com moradia e alimentação, custo que deve girar em torno de R$ 2 mil para cada profissional. Já pagamento dos salários é de responsabilidade do Governo Federal.

Para o secretário de Saúde Miguel Chibani, a atuação dos estrangeiros em USFs, que são as unidades localizadas em bairros, deve desafogar o Pronto Socorro (PS). “Dessa forma, o PS terá condições de atender com mais eficiência casos de urgência e emergência”, avalia.

Comente

Seu endereço de e-mail não será publicado. Required fields are marked *