DestaqueGeralAvaré tem uma frota de 66,8 mil veículos em circulação, segundo o Denatran

Automóveis e motocicletas somam mais de 50 mil em circulação
A Comarca6 de outubro de 20203 min
https://www.jornalacomarca.com.br/wp-content/uploads/2020/10/Transito-caotico.jpg

O período de pandemia fez com que o fluxo de veículos em circulação pela área central de Avaré diminuísse nos primeiros meses de quarentena, principalmente em horários de pico, durante a saída de alunos das escolas, entre 12h e 13 horas e 17h e 18 horas. Como as aulas ainda não retornaram, nas últimas semanas tem se verificado pontos de congestionamento apenas no final da tarde e início da noite.

Há quem diga que o trânsito de Avaré é caótico, diferente de outras cidades de médio porte com uma população de até 100 mil habitantes, e talvez a explicação possa estar no número de veículos em circulação. De acordo com um levantamento feito pelo Jornal A Comarca junto ao Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), Avaré possui hoje uma frota circulante de mais de 66,8 mil veículos, na soma de automóveis, veículos comerciais leves, pesados e motocicletas.

Na listagem do Denatran, os automóveis em Avaré contabilizavam até agosto de 2020 mais de 38,2 mil em circulação, que somados às mais de 12,5 mil motocicletas totalizam mais de 50 mil veículos nas ruas da cidade, sem contar os caminhões, caminhonetes, camionetas, microônibus, ônibus entre outros modelos que constam da listagem oficial.

Em 2019, a frota de veículos em circulação em Avaré era de 65.715, dos quais 37.602 eram automóveis e 12.435 eram de motocicletas. Em 10 anos, a frota circulante no município saltou de 43.584 veículos para 66.857, um crescimento de 23.273 veículos que representa 53,39%.

No Brasil, segundo estimativa divulgada no Relatório da Frota Circulante, estudo anual do Sindipeças (Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores), a frota deveria passar dos 60 milhões de veículos, na soma de automóveis, veículos comerciais leves, pesados e motos. A maior frota de veículos em circulação é a do Estado de São Paulo, com mais de 28,5 milhões.

Comente

Seu endereço de e-mail não será publicado. Required fields are marked *