DestaqueGeralAvareenses podem ter consumido agrotóxicos diluídos na água distribuída pela SABESP

A constatação foi apontada por levantamento realizado pelo Sistema de Informação de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (Sisagua) e se refere ao ano de 2022
A Comarca23 de outubro de 20233 min
https://www.jornalacomarca.com.br/wp-content/uploads/2023/10/TORNEIRA.jpg

A organização não governamental Repórter Brasil divulgou, na última semana, dados do Ministério da Saúde que mostram a presença de agrotóxicos na água consumida em mais de 50 cidades das regiões de Sorocaba, Jundiaí e Itapetininga em 2022 e 2023. Avaré está inclusa na lista.

Segundo informações constantes no levantamento feito pelo Sistema de Informação de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (Sisagua), do Ministério da Saúde, das 54 cidades das três regiões, 46 têm a distribuição de água operada pela Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp); o serviço é realizado, nas outras dez localidades, por autarquias e departamentos autônomos.

Na região de Itapetininga, foram encontrados agrotóxicos na água distribuída para várias cidades, dentre elas Angatuba, Águas de Santa Bárbara, Arandu, Avaré, Iaras, Itaberá, Itaporanga, Itararé, Ribeirão Branco, Sarutaiá, Taquarituba e Tejupá. Essas cidades são atendidas pela Sabesp. Ainda aparecem na lista Cerqueira César e Manduri, municípios que administram a distribuição de água de forma autônoma.

A Sabesp, que é responsável pela maior parte dos municípios citados na reportagem, afirmou que a água distribuída é segura e atende à legislação do Ministério da Saúde. “A Sabesp informa que monitora a qualidade da água distribuída aos clientes, realizando várias análises diárias com rigorosos controles em todo o sistema”, garante. A empresa pública diz ainda que, em todos os 375 municípios atendidos, todos os ensaios realizados para agrotóxicos em 2022 apresentaram resultados abaixo do valor previsto na lei, o que atesta a qualidade e a segurança da água. “A Companhia realiza cerca de 114.000 análises laboratoriais mensais e monitora sistematicamente todas as etapas do sistema de abastecimento.” Matéria completa na edição que chega às bancas na sexta-feira, 27.

Comente

Seu endereço de e-mail não será publicado. Required fields are marked *