Acontecendo“Barra Grande está abandonada pelo poder público”, dizem moradores

A Comarca29 de fevereiro de 20169 min

“Barra Grande está abandonada pelo poder público”, dizem moradores

Da Redação

Barra Grande 8

Para parte de moradores do Distrito da Barra Grande, que fica a cerca de 22 quilômetros do centro de Avaré, o bairro está abandonado pelo poder público.

Os problemas começam na estrada de terra que liga o distrito à cidade, que não apresenta boas condições de uso, chegando a deixar moradores “ilhados”, principalmente em época de chuva, quando a estrada fica “intransitável”.

No bairro, a situação das ruas não é diferente. Além disso, a falta de calçadas obriga que os moradores caminhem pelo próprio leito carroçável em diversas ruas. A precariedade também atinge a iluminação pública. Segundo um morador da Rua Antônio Quintilhano Teixeira, “praticamente não existe luz nos postes”.

O problema é considerado antigo, e quem mora no bairro chega a dizer que a sensação é que, para a Prefeitura de Avaré, a Barra Grande não existe. “A gente fica aqui abandonado. Não tem um investimento, e quando fazem alguma coisa, é pela metade”, comentou uma moradora.

“Educação, saúde, saneamento, sempre falta água. Não é interessante para nenhum político olhar, pois são poucos votos”, comenta Almir Soares.

LIXO E MATO ALTO – Outro problema apontado é a quantidade de lixo e mato alto. Para alguns, a situação é causada pela própria Prefeitura que não faz a coleta de maneira eficiente e não promove a limpeza do bairro.

O morador Paulo Santos destaca que o lixo no bairro causa diversos transtornos e que já fez pedidos de limpeza, porém nada teria sido feito. “Já fiz pedido por diversas vezes no Setor de Serviços, também já solicitei na Ouvidora da Prefeitura. Mas até agora nada”.

Paulo ainda destaca a preocupação com a proliferação do mosquito Aedes aegypti. “Já foram encontradas várias larvas do mosquito da dengue e até agora nenhum trabalho efetivo da Vigilância Sanitária foi feito”, frisou.

ANTIGA ESTAÇÃO – Moradores também convivem com o abandono de um prédio que abrigou no passado uma estação da Sorocabana. Com a estrutura enferrujando e até mesmo apodrecida em certos pontos, parte dos moradores afirma que o prédio se tornou um espaço utilizado como ponto de venda e uso de drogas.

LINHA DE ÔNIBUS – Outro problema apontado por quem vive na Barra Grande é a quantidade reduzida de número de linhas entre o bairro e o centro. Atualmente, de segunda a sábado, são cinco horários que fazem o trajeto Barra Grande/Terminal (às 6:00; 8:00, 11:30, 13:20 e 18:40); já do Terminal para a Barra Grande os horários são 5:20, 7:20, 10:40, 12,25 e 18 horas.

Nos domingos e feriados, a locomoção de moradores fica ainda mais difícil, já que os ônibus para o centro saem apenas às 8 horas, 11:30, 16:20 e 18:40; já os horários no sentido centro\bairro são 7:20, 10:40, 15:30 e 18:10.

“Se você vai para o centro e perde o último ônibus, você dorme no Terminal ou vai ter que pagar uma fortuna para um táxi ou mototaxi. Uma falta de respeito com a população”, comentou R.A.

Outros problemas denunciados pela população estão relacionados ao fechamento da farmácia do Posto de Saúde do bairro. Além disso, os moradores não contam com serviço de entrega dos Correios e sofrem com falta d’água.

Barra Grande - davi 2Barra Grande - davi estrada

CRIANÇAS ILHADAS – Outro problema que atinge a região da Barra Grande está ligado a alagamentos que dificultam a locomoção de crianças que moram às margens da linha férrea. O assunto foi levado a público pelo vereador Davi Cortez na sessão de segunda-feira, 22.

À Comarca, Cortez afirmou que para chegar à escola “as crianças encaram o banhado e atravessam a linha férrea para pegar o ônibus ou encaram quase dois quilômetros de caminhada para chegar ao ponto de ônibus só Deus sabe como”.

OUTRO LADO – A reportagem solicitou um posicionamento da Prefeitura sobre os apontamentos dos moradores.

Com relação ao lixo, foi informado que a coleta é realizada duas vezes por semana e que “até o momento o serviço tem obtido resultado satisfatório, sem reclamações formais”. Também foi dito que a municipalidade pode reavaliar a situação e ampliar a coleta para três dias por semana.

Já sobre os serviços de limpeza e manutenção, foi informado que “a Prefeitura deve intensificar o serviço nas próximas semanas, mas depende da colaboração dos moradores com relação ao descarte irregular de lixo e entulho”.

Comente

Seu endereço de e-mail não será publicado. Required fields are marked *