DestaqueBatalhão da PM retoma atividades do PROERD em Avaré e região

Desde a sua a criação, em 2006, o 53º BPM/I já formou cerca de 30 mil crianças
A Comarca8 de março de 20226 min
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Após um longo período de restrições em razão da pandemia do Coronavírus, no final do mês de fevereiro o 53º Batalhão de Polícia Militar do Interior (BPM/I), sediado em Avaré e que responde por 17 cidades da região, iniciou a retomada das atividades do PROERD em toda a área abrangente pela corporação.

Desde 1983, o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência –  PROERD -, tem liderado as ações de prevenção ao abuso de drogas, através dos esforços colaborativos entre a Polícia Militar, o sistema de educação e as teorias científicas, metodologia de prevenção que certamente é o diferencial do programa.

Na década de 1990 a Polícia Militar do Estado de São Paulo, sensibilizada pelo crescente crime de tráfico de drogas e com os crimes decorrentes de uso, associada ao clamor de pais e familiares que buscavam soluções imediatas para parentes dependentes químicos quando da intervenção policial, fez com que a Instituição direcionasse parte de seu efetivo para a prevenção primária ao uso de drogas. Assim nasceu o PROERD, que teve sua implantação em 1993 com a primeira turma de instrutores formados na Academia de Polícia Militar do Barro Branco (APMBB), contando com a participação de mentores da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ), sob a supervisão e atualização do Tenente Steave Kayser, de Los Angeles Police Departament – LAPD.

Desde a sua criação, em 2006, o 53º BPM/I já formou cerca de 30 mil crianças, as quais receberam orientações de prevenção ao uso e abuso de drogas, e conscientização dos efeitos provocados pela dependência de substâncias químicas, sejam elas lícitas ou ilícitas.

O PROERD desenvolve um conjunto de ações preventivas contra as drogas e a violência, apoiando iniciativas com a família, estudantes e professores, sendo aplicado aos alunos de forma dinâmica e divertida, além de oferecer várias atividades interativas, participação de grupos e aprendizado cooperativo, que foram projetados para estimularem os estudantes a resolverem os principais problemas na sua vida, como autoconhecimento e autogerenciamento, tomada de decisão segura, responsável e saudável, compreensão dos outros (alteridade), habilidades de comunicação e relacionamento interpessoal e habilidade de lidar com desafios e responsabilidades.

O intuito, de acordo com a Polícia Militar, é encorajar as crianças, em idade escolar, a ampliar suas alternativas positivas para evitarem o uso de drogas e a prática da violência. Oferece ainda estratégias para desenvolvimento da competência social, noções de cidadania, habilidades de comunicação, autoestima, tomada de decisões, resolução de conflitos e objetivo de vida.

Propicia um desenvolvimento pessoal do aluno abordando aspectos da vida como um todo, enaltecendo e reforçando as posturas adequadas, possibilitando o aluno interagir em seu grupo de forma crítica, criativa e dinâmica.

Ensina os jovens como controlar seus impulsos e pensar nas consequências e riscos, o que resultará em escolhas mais responsáveis. Acreditamos que se conseguirmos ensinar aos jovens a tomarem decisões seguras e responsáveis, eles serão capazes de efetuarem escolhas saudáveis não somente sobre drogas, mas em todos os aspectos de suas vidas. À medida que os jovens forem educados para se tornarem cidadãos responsáveis, consequentemente conduzirão suas vidas de forma mais positiva e livre de drogas e da violência.

 

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