AcontecendoDestaquePolíticaBel Dadario traz para Avaré o maior projeto de castração gratuita do Brasil

Vereadora acompanhou a ação do “Castramóvel” na cidade de Itatinga onde foram atendidos 150 animais
A Comarca17 de agosto de 20217 min
https://www.jornalacomarca.com.br/wp-content/uploads/2021/08/Castramovel-5.jpg

Controlar a reprodução descontrolada de cães e gatos, sejam eles abandonados ou domésticos, é um dos principais desafios para qualquer município com o mínimo de respeito pelos direitos dos animais. Essa tarefa requer planejamento, conhecimento e, acima de tudo, boa vontade.

Com base nisso a vereadora Maria Isabel Dadario (PSL) pretende trazer para Avaré o maior projeto de castração gratuita do Brasil, o “Castramóvel”, idealizado pelo médico veterinário e ativista Dr. Edson da Paiol que teve a ideia de criar um ambulatório animal móvel em 2017 e uniu-se ao Grupo de Apoio aos Animais de Rua de Itaquaquecetuba (Gaari), uma ONG que ajudou a fundar no passado.

No último dia 31 de julho, a vereadora Bel foi convidada a participar da ação do Castramóvel promovida na cidade de Itatinga, onde se encontrou não só com o Dr. Edson da Paiol, mas também com o deputado estadual Rodrigo Gambale que é do mesmo partido, o PSL, e dá total apoio ao projeto.

Na sessão ordinária de segunda-feira, dia 09, Bel apresentou aos vereadores imagens da visita que fez a Itatinga onde manteve contato com o médico veterinário Dr. Edson e com o deputado Rodrigo Gambale, que se colocaram à disposição para levar a Avaré o Castramóvel.

“Além de ser convidada para ir a Itatinga, eu também fui marcada nas redes sociais por ativistas e defensores das causas animais que pediram para que eu trouxesse o projeto para Avaré. Não é um mérito meu, e sim da população essa conquista. Por isso estou solicitando o apoio dos meus colegas, porque uma andorinha não faz Verão. Todos nós precisamos do outro para alcançarmos um resultado efetivo”, frisou Bel Dadario.

A vereadora pede o apoio da Prefeitura de Avaré para que a vinda do Castramóvel possa ser concretizada, pois há necessidade de um local apropriado para que ocorram os atendimentos, bem como hospedagem da equipe que trabalhará nas castrações, Ainda segundo Bel, o Castramóvel deve vir para Avaré em outubro ou novembro.

“Enquanto isso peço aos ativistas e defensores das causas animais para que fiquem de olho nos animais de rua e também aqueles pertencentes a famílias carentes, a fim de que possamos agendar as castrações e até mesmo organizarmos grupos para buscarmos e levarmos os animais até o Castramóvel da parte daqueles que não têm condições”, concluiu Bel.

Em Itatinga, segundo a vereadora, o projeto atendeu gratuitamente 150 animais no Castramóvel que ficou instalado no centro da cidade. Durante a ação, a Faculdade Eduvale de Avaré participou distribuindo mimos aos animais de estimação que passaram pelo procedimento. O projeto é considerado o maior do Estado de São Paulo e já contemplou mais de 20 mil cães e gatos.

ACOMPANHAMENTO – Após a castração, o médico veterinário acompanha pessoalmente com voluntários a recuperação dos animais atendidos e dá toda a orientação aos donos deles tirando dúvidas e mitos sobre a castração. “Ao contrário do que muita gente pensa, a castração é um procedimento simples e seguro, não necessitando de internamento. A recuperação se dá em mais ou menos em uma semana e o único cuidado a ser tomado é para que o animal não arranque os pontos da cirurgia, já que eles coçam durante a cicatrização”, finaliza.

IMPORTÂNCIA – Além de evitar que os animais procriem descontroladamente – uma cadela entra no cio a cada seis meses e pode gerar até nove filhotes em cada ninhada, e uma gata entra no cio a cada três meses -, existem outras vantagens na castração: diminui o risco de problemas de saúde, principalmente tumores de útero, ovários e mamas nas fêmeas (as vacinas anticoncepcionais são prejudiciais à saúde da fêmea, podendo causar tais tumores) e de próstata nos machos; deixa o animal mais tranquilo e menos agressivo; diminui os xixis pelos cantos da casa; a cadela não entra mais no cio, não tendo assim mais o incômodo sangramento pela casa etc.

Comente

Seu endereço de e-mail não será publicado. Required fields are marked *