AcontecendoDestaqueCai em mais de 50% a previsão do nível da Represa de Jurumirim

CBH do Paranapanema previa que o nível do reservatório atingisse quase 100% até 30 de abril de 2020
A Comarca20 de janeiro de 20202 min
https://www.jornalacomarca.com.br/wp-content/uploads/2019/10/baixa-represa-camping-14-1280x853.jpg

O Operador Nacional do Sistema Elétrico anunciou na semana passada o aumento da defluência mínima da hidrelétrica de Jurumirim que passou de 60m³/s para 100m³/s — para aumentar a recuperação do volume do reservatório da hidrelétrica de Chavantes que fica na divisa com o estado do Paraná.

A notícia gerou novamente preocupação nas prefeituras das cidades banhadas pela Represa de Jurumirim, inclusive a de Avaré, que estava otimista com o aumento do nível das águas do reservatório, principalmente agora com o pico da estação do Verão e com a proximidade do Carnaval.

Semanalmente o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema (CBH) tem enviado gráficos mostrando os níveis dos reservatórios de Jurumirim, Chavantes, Mauá e Capivara. Todos vinham registrando aumentos, com exceção de Chavantes, por isso houve o aumento na defluência mínina da hidrelétrica de Jurumirim.

Diante disso, as previsões do CBH Paranapanema caíram de forma drástica em praticamente 50%. Até o último boletim enviado à imprensa no dia 10 de janeiro, a previsão era de que o reservatório de Jurumirim atingisse em quase 100% até o dia 30 de abril de 2020. Entretanto, no boletim da última sexta-feira,17/01, a previsão é de que a represa esteja com menos de 50% da sua capacidade até a data de 30/04/2020.

LEIA MAIS NA EDIÇÃO IMPRESSA DESSA SEMANA

Comente

Seu endereço de e-mail não será publicado. Required fields are marked *