DestaqueRegiãoCentros da Fundação CASA de Cerqueira César celebram o Dia da Consciência Negra

Destaques ficam por conta de oficinas de dança e de confecção de bonecas de pano
A Comarca20 de novembro de 20203 min
https://www.jornalacomarca.com.br/wp-content/uploads/2020/11/ABAYOMI.png

Jovens de ambos os sexos que cumprem medida socioeducativa nos três centros da Fundação CASA de Cerqueira César participam até esta sexta-feira (20/11) de uma série de atividades voltadas para a comemoração do Dia da Consciência Negra, também celebrado nesta semana.

As ações são voltadas à valorização da Cultura e História do povo negro, que serão realizadas simultaneamente nos CASAs Cerqueira César, Anita Garibaldi (femininos) e João Paulo II (masculino).

Dentre os destaques, estão apresentação da dança Maculelê, que mistura um pouco das culturas Afro e Indígena, simulando uma luta com bastões de madeira ao som de instrumentos de percussão.

Outro destaque são as oficinas de produção das bonecas Abayomi, feitas de retalhos de pano com nós para demarcar as partes do corpo.

As bonecas eram feitas pelas escravas durante a longa viagem da África para Brasil, como forma de acalmar as crianças e também funcionavam como amuletos, para trazer alegria e esperança.

CONSCIÊNCIA NEGRA NA FUNDAÇÃO CASA – A semana da Consciência Negra na Fundação CASA foi repleta de atividades com foco na igualdade de direitos, no resgate da ancestralidade africana e na luta contra o preconceito e discriminação.

Na agenda, jovens em medida socioeducativa nos 133 centros da Instituição, localizados na capital, interior e litoral participaram de ações diferenciadas como oficinas, palestras, rodas de conversa, batalha de rimas, exibição de filmes e documentários.

Comente

Seu endereço de e-mail não será publicado. Required fields are marked *