AcontecendoCom arte, Xavier embeleza muros da cidade

A Comarca16 de março de 20144 min

Com arte, Xavier embeleza muros da cidade

Da Redação

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Muros da Vila Jussara Maria, próxima ao novo Fórum, vêm recebendo desde outubro de 2012 grafites criados pelo artista plástico, cartunista e ilustrador Xavier de Lima, mais conhecido como Xavi.
Pioneira, a iniciativa causou estranhamento a princípio. “Primeiro eu fiz o “Polvo”, já que o muro estava há muito tempo sem nenhum acabamento. O dono do local ficou bravo, mas hoje o grafite se tornou até um ponto de referência no bairro”, comenta Xavi.
Um segundo desenho, que possui cerca de três metros de altura e dez de comprimento, foi pintado em um muro vizinho. “No caso de “Pássaros”, o próprio dono do muro me pediu para criar a obra”, destacou. Na avaliação do artista, que também criou um grafite no muro da própria casa, ações como esta ajudam a valorizar a cidade.

“O grafite é um tipo de arte que está a cada dia mais valorizada. Em outros países, principalmente na Europa, quem faz a ‘street art’ desfruta de reconhecimento, e muitas obras recebem até molduras de acrílico para evitar a deterioração causada pelo tempo”, explica.
Xavier espera que a iniciativa inspire outros artistas e promova o aparecimento de obras de arte em diversos pontos da cidade.

“A proposta do grafite é embelezar. Imagine o ganho para Avaré se, ao invés de paredes descascadas e muros crus, pudéssemos andar e encontrar trabalhos artísticos por todos os bairros”, vislumbra.

RECONHECIMENTO

O artista teve o primeiro contato com o grafite aos 15 anos, quando criou obras na casa de seu pai. Com o passar do tempo, Xavi foi ampliando seu interesse artístico, passando também a se dedicar à pintura de quadros, esculturas, ilustrações, charges, cartuns e caricaturas.

O reconhecimento de seu trabalho veio através de convites para expor peças em salões renomados, além de receber prêmios importantes, como o do Salão Internacional de Humor de Piracicaba.

Interessados em adquirir obras, caricaturas e grafites podem entrar em contato com o artista através do contato@xavi.com.br, xavierlima@terra.com.br ou pelos telefones (14) 3731-9471, (14) 99161-0675 e (14) 97958-6182.

Comente

Seu endereço de e-mail não será publicado. Required fields are marked *