AcontecendoCR de Avaré promove ações contra a tuberculose

Projeto voltado para funcionários e presos do Centro de Ressocialização foca na prevenção e combate à doença
A Comarca2 de março de 20212 min
https://www.jornalacomarca.com.br/wp-content/uploads/2021/03/Acao-busca-discutir-sobre-o-que-e-a-tuberculose-forma-de-transmissao-e-tratamento.jpg

O Centro de Ressocialização (CR) “Dr. Mauro de Macedo” de Avaré realizou, no mês de fevereiro, ações de prevenção e combate à tuberculose. Voltada para os presos e servidores, as atividades foram promovidas pelos setores de Saúde e Educação da unidade prisional, com auxílio da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa).

Para os internos, houve a entrega de canecas educativas do projeto “Prisões Livres de Tuberculose”, ação realizada nos presídios do estado em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e Departamento Penitenciário Nacional (Depen). Eles também assistiram um vídeo do médico Drauzio Varella sobre prevenção à doença.

Já os servidores receberam canetas, blocos de anotações, agendas e pranchetas educativas do projeto, conforme detalha o diretor do Centro de Ressocialização, Luiz Gusthavo Melchior.

“Conhecimento é a base para prevenção e identificação de sintomas, e o material distribuído proporciona esse conhecimento de forma objetiva, com ilustrações e linguagem simples”, aponta.

O QUE É?

A tuberculose é uma doença infectocontagiosa que afeta principalmente os pulmões. É transmitida pelo ar, por meio de contato próximo com pessoas infectadas. Os sintomas podem evoluir de forma lenta: tosse por mais de três semanas, com ou sem produção de catarro, febre moderada, sudorese noturna, cansaço excessivo, perda de apetite e emagrecimento acentuado.

Comente

Seu endereço de e-mail não será publicado. Required fields are marked *