Os produtores culturais avareenses Arte em Prática Assessoria em Cultura e Du Javaro Produções estão circulando o Brasil com o curta-metragem E assim Aprendi a Voar, um filme do Cinema Instantâneo dirigido por Antônio Fargoni e protagonizado por Guilherme Sussuarana.
O curta-metragem tem como protagonista Guilherme, que enfrenta dificuldades para conseguir um novo emprego e, no cinema, encontra a metamorfose necessária para continuar.
O ator era aluno do curso e foi convidado para protagonizar o filme. O roteiro foi adaptado para a realidade de Guilherme e o curta foi gravado durante a última semana da equipe em Rondônia. As avareenses Poli Brasil e Gabriela Constâncio fazem parte da ficha técnica como produtora executiva e direção de produção – além de uma participação de Poli como atriz.
O curta tem sido destaque em renomados festivais de cinema, como o 57º Festival de Cinema de Brasília, 7º Olhar do Norte (ganhador de Menção Honrosa, com apresentação no famoso Teatro Amazonas), 36º Kino Fórum, CINERO – Festival de Cinema de Rondônia (com prêmio de Melhor Rondoniense categoria curta-metragem) e Cine Minhocão 2025 (prêmio de Menção Honrosa do Júri).
O Cinema Instantâneo (CI) é um movimento coletivo que aproxima profissionais e interessados no âmbito audiovisual para que juntos realizem um cinema prático, socioeducativo e de baixo custo. Idealizado pelos cineastas Antônio Fargoni, Michelle Maciel e Ricardo Peres, teve início em 2018 no interior de São Paulo, em São Carlos, onde foram produzidos simultaneamente quatro curtas-metragens no período de uma semana. Desde então, seus idealizadores levam o CI para outros estados, agregando realizadores, produzindo filmes e formando novos profissionais.


