AcontecendoDefesa Civil: conheça as atribuições do órgão

Entidade atua com prevenção e atendimento emergencial em caso de desastres, entre outras funções
A Comarca10 de janeiro de 20214 min
https://www.jornalacomarca.com.br/wp-content/uploads/2021/01/Defesa-Civil-2.jpg

Alagamentos, enchentes, risco de queda de árvores, incêndios florestais e residenciais são algumas situações que devem ser informadas à Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil.

Além de prestar atendimento emergencial e de socorro, a Defesa Civil também promove ações preventivas, assistenciais e recuperativas.

“Nosso trabalho é evitar ou minimizar as consequências de acidentes ou desastres naturais ou tecnológicos, preservar o cotidiano dos cidadãos e restabelecer a normalidade social”, ressalta o órgão.

A Defesa Civil também presta auxílio por meio da disponibilização de lonas em casos de vendavais e desbarrancamentos, além de materiais de primeira necessidade. São ainda atribuições do órgão a desobstrução de vias de acesso e o atendimento de socorro.

Deslizamentos, destelhamentos, desabamentos, colisões de automóveis em edificações, tombamento ou queda de veículos de transporte de produtos químicos, rupturas em vias públicas, dutos e galerias ou reservatórios são algumas das ocorrências atendidas pelo órgão.

A verificação de riscos em estruturas ou espaços naturais por meio da análise de trincas, deformações, fumaça, odor ou ruído também é atribuição da Defesa Civil.

Auxílio do Corpo de Bombeiros

A gestão de riscos com ações de prevenção e resposta para casos extremos contam com o auxílio do Corpo de Bombeiros.

A participação da comunidade também é essencial. “Com essa cooperação, teremos mais capacidade de enfrentar e nos recuperarmos das dificuldades provenientes de acidente ou desastre”, informa o órgão.

Não compete à Defesa Civil

Também é importante saber quais assuntos não competem à Defesa Civil. O órgão não deve ser acionado em questões que envolvam insalubridade (umidade, ratos), solicitação de obras, corte de árvores em áreas particulares, reparos usuais, entulho em local inadequado, risco não emergencial de queda de árvores, fiscalização de obras particulares, vazamentos comuns de água e esgoto, captura ou remoção de animais e conflito entre vizinhos.

Serviço

Para acionar a Defesa Civil, basta entrar em contato pelo 199 ou (14) 3711-1340. A ligação pode ser feita todos os dias da semana em qualquer horário.

Comente

Seu endereço de e-mail não será publicado. Required fields are marked *