Acontecendo“Deixo a comunidade com a sensação de que valeu a pena”, afirma padre Tarcísio

A Comarca29 de junho de 20157 min

“Deixo a comunidade com a sensação de que valeu a pena”, afirma padre Tarcísio

Pároco do Santuário será transferido para Cerqueira César; a partir de agosto, função será ocupada pelo cônego Alberto Campezato

Da Redação

padre

“Valeu a pena”. É com essa frase que o padre Tarcísio César de Oliveira Pinto avalia sua passagem pelo Santuário Nossa Senhora das Dores, em Avaré.

Após quase 14 anos, ele será transferido para a paróquia Santa Teresinha, em Cerqueira César, onde também assumirá a função de pároco. A mudança foi oficializada em carta circular divulgada na segunda-feira, 22, pelo bispo Dom Maurício Grotto de Camargo.

Em entrevista à Comarca, padre Tarcísio afirmou que recebeu a notícia com um misto de dor e alegria. “Passei mais de um terço de minha vida aqui. É um momento de dor, uma vez que construí vínculos na cidade. Por outro lado, é também um momento de alegria, uma vez que mudanças fazem parte da vida do padre”, avaliou.

O pároco classificou como “gratificante” a passagem por Avaré. “Nós acompanhamos a formação de famílias, batizamos filhos de casais que adquiram matrimônio conosco e agora os vemos indo à crisma. São laços que vão permanecer”, diz o padre.

Apesar de ter que deixar Avaré, padre Tarcísio considera a ida a Cerqueira César como a realização de um sonho. Quando atuava em Arandu, sua primeira paróquia após a ordenação, ele já havia auxiliado a paróquia da cidade vizinha, situação que acabou gerando uma relação com a comunidade. “No passado, eu também tive o sonho de ser pároco no Santuário e acabou acontecendo. Agora, sigo para Cerqueira César. É como se um elo se fechasse”, comenta.

De acordo com a carta publicada por Dom Maurício, padre Tarcísio assume a nova paróquia em agosto. A data oficial, porém, ainda não foi definida. Nesse meio tempo, além de se despedir da comunidade avareense, padre Tarcísio irá cuidar do processo de transição para a recepção de cônego Alberto Fernando Cristiano Campezato, então pároco da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, de Botucatu, que assumirá seu lugar. “Desejo que a comunidade possa acolher bem o novo padre. O bem da comunidade depende desse processo”, adiantou.

LEGADO – Como pároco em Avaré, padre Tarcísio comandou a reforma do Santuário Nossa Senhora das Dores, das capelas de Santo Antônio e Nossa Senhora da Boa Morte, além da revitalização da secretaria e da casa paroquial.

Promoveu ainda a edificação das capelas de São Roque e Santo Expedito, além da aquisição de um imóvel.

MAIS MUDANÇAS – As alterações feitas pelo bispo dom Maurício envolvem outras paróquias da diocese. Especificamente em Avaré, serão feitas outras duas mudanças.

O padre José Aparecido Hergesse, até então no ofício de pároco da Nossa Senhora de Fátima, na Brabância, foi transferido para a paróquia Sagrado Coração de Jesus, na cidade de Botucatu.

Já o padre Edélcio Augusto Soares, até então vigário paroquial da Nossa Senhora das Dores, foi transferido para a Nossa Senhora de Fátima como administrador paroquial, devendo assumir a partir do início do mês de agosto.

Novo pároco – Nascido em 5 de maio de 1972, o cônego Alberto Fernando Cristiano Campezato recebeu a ordenação sacerdotal em 17 de dezembro de 1999. Atuou nas paróquias de São Joaquim (Igaraçu do Tietê) e Nossa Senhora da Aparecida (Botucatu). Foi nomeado cônego em 2008, titulação simbólica concedida pela Igreja Católica. O cônego Alberto deve assumir o Santuário Nossa Senhora das Dores, paróquia mais antiga da cidade, em agosto.

Comente

Seu endereço de e-mail não será publicado. Required fields are marked *