AcontecendoDestaqueGeralDepois da retirada do terminal, prefeitura pretende implantar pontos com coberturas na Avenida Major Rangel

Usuários de ônibus circular estão aguardando pelos coletivos nas calçadas em ambos os lados da avenida
A Comarca24 de agosto de 20216 min
https://www.jornalacomarca.com.br/wp-content/uploads/2021/08/TERMINAL-02.jpg

Com a retirada do Terminal Urbano de Ônibus que resistiu por cerca de duas décadas na Avenida Major Rangel, a prefeitura tem planos para implantar pontos com coberturas em ambos os lados da via. Isso porque os usuários do transporte público continuam fazendo do local o ponto central de embarque e desembarque, já que o “novo terminal” fica a quase 1000 metros de distância, junto à rodoviária.

Considerado por muitos como um “caixotão” que tirava toda beleza estética da Avenida Major Rangel, o terminal urbano de ônibus foi construído na gestão do prefeito Wagner Bruno (2001/2004). Ao longo de 20 anos o local serviu de ponto central de embarque e desembarque de ônibus circular, e por diversas vezes foi cogitada a sua demolição, mas por ser considerado útil pelos usuários as gestões municipais acharam por bem conservar o local.

Agora, com a sua demolição concluída, a reportagem do Jornal A Comarca apurou que a prefeitura pretende instalar pontos com coberturas em ambos os lados da Avenida Major Rangel. Para tanto, deve executar um projeto antigo que já havia sido anunciado e divulgado para substituir o terminal, elaborado pelo Conselho Municipal do Plano Diretor em meados de 2012.

Os pontos serão instalados em ambos os lados da avenida, justamente no local onde estava o terminal, pois nesse ponto a largura da via permite que o trânsito de ônibus seja desviado para próximo das calçadas. Com isso o fluxo de veículos seguirá normalmente pela avenida, conforme mostram as imagens do projeto enviadas à redação do jornal pelo vereador Leonardo Pires Rípoli (PTB).

Segundo o vereador, vários usuários o procuraram para pedir que a prefeitura providencie a instalação de pontos com cobertura naquele local. “Estive em contato com a Secretaria Municipal de Planejamento e Transporte, onde obtive essas imagens do projeto, e fiquei sabendo que ele pode sofrer alterações, mas a prefeitura já está cotando os pontos e isso pode demorar ainda uns 60 dias”, disse Léo Rípoli.

EX-PREFEITO COMENTA – O ex-prefeito Wagner Bruno, que idealizou o terminal em sua gestão, falou à reportagem do Jornal A Comarca sobre o assunto. “Aproveitando, só acrescento que o terminal foi construído na época no ponto mais próximo do centro da cidade, e onde havia disponibilidade, pois se tratava de cláusula na concessão do serviço de transporte urbano”.

O ex-prefeito também falou que no seu governo, em 2003, a Viação Vale do Paranapanema Ltda implantou o Bilhete de Integração sem lei para tal. “Foi um teste e acabou ficando graças à boa vontade do saudoso senhor Geremias Maldonado, seu proprietário. Depois disso, em 2005, entrou a Rápido Luxo Campinas e acabou com o bilhete de integração”, destacou o ex-prefeito.

Wagner Bruno também falou que “hoje, haveria a possibilidade de construir um novo terminal, próximo daquele, distante cerca de 200 metros. Basta observar ao longo da Avenida Major Rangel uma empresa que fechou as portas. A prefeitura poderia mostrar interesse em negociar a área, próximo do Poupatempo. É uma questão de visão global da cidade. Aí sim derrubar o que estava funcionando e aprovado pelo verdadeiro interessado, que usa o coletivo”, opinou o ex-prefeito.

Comente

Seu endereço de e-mail não será publicado. Required fields are marked *

Quer falar com a gente?

Avenida Gilberto Filgueiras, 1402
Avaré / SP - CEP. 18706-240

E-mails:
j.acomarca@gmail.com
comercial@jornalacomarca.com.br

14 3733.2023 / 3733.2633

Redes Sociais

Assine já! 14 3733 2023

Jornal A Comarca © 2022. Todos os direitos reservados