CulturaDestaqueEdição do Pontos MIS debate documentário sobre a Revolução de 32

Exibição virtual que acontece no sábado, 11, às 16 horas, será seguida de bate-papo com diretor e especialistas
A Comarca9 de julho de 2020323 min
https://www.jornalacomarca.com.br/wp-content/uploads/2020/07/Cultura-Pontos-MIS-documentário.jpg

A edição de sábado, 11, do Pontos MIS exibe e discute o filme “A Guerra dos Paulistas”, documentário de 2002 dirigido por Laís Bodanzky e Luiz Bolognesi.

Programa de difusão cultural do Museu da Imagem e do Som (MIS), o Pontos MIS é uma parceria com a Secretaria Municipal da Cultura.

A sessão virtual realizada em conjunto com a TV Cultura e a Buriti Filmes acontece gratuitamente às 16 horas no canal do YouTube da Buriti Filmes.

Já o bate-papo ao vivo acontece às 18 horas no canal do YouTube do MIS. Para assistir ao filme é necessária a inscrição prévia por meio do link https://is.gd/B8d8IO a partir de quinta-feira, 9.

Participam do debate o cineasta e roteirista Luiz Bolognesi e Cláudia Viscardi (doutora em História Social, autora entre outros de “A República Revisitada: Construção e Consolidação do Projeto

Republicano Brasileiro”), Chico Santos (cineasta, roteirista, especialista em documentário, diretor de “Estamos todos aqui”).

A mediação é de Matias Pinto, historiador e apresentador do podcast Xadrez Verbal.

Sinopse

O documentário “A Guerra dos Paulistas” retrata de forma didática e acessível o momento histórico do Movimento Constitucionalista de 1932.

A partir de uma narrativa consistente e ilustrada com cenas ficcionais, o filme tenta responder quais foram as motivações para o início guerra; quem estava envolvido; quais os detalhes mais simbólicos do acontecimento e como a guerra se encerrou.

 

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *