DestaqueEmpresário Dulcídio Pedry de Almeida completa 82 anos com muita disposição e saúde

Nascido em São Paulo, empresário mudou-se muito novo para Avaré onde conheceu a esposa Laurinda e formou uma linda família
A Comarca14 de junho de 20217 min
https://www.jornalacomarca.com.br/wp-content/uploads/2021/06/Dulcidio-1.jpg

Filho do jornalista Francisco Dias de Almeida, decano da imprensa paulista, e de Júlia Mauá Pedry Almeida, lojista que foi a primeira mulher a presidir uma Associação Comercial no Brasil, o empresário Dulcídio Pedry de Almeida completou no dia 28 de maio 82 anos de vida com muita disposição e saúde.

Dulcídio Pedry de Almeida nasceu em São Paulo, mas veio ainda jovem para Avaré, onde moravam os irmãos do primeiro casamento de seu pai, o jornalista Francisco Dias de Almeida. Sua mãe, Júlia Mauá Pedry de Almeida foi se acostumando com a pequena cidade, e dedicou-se ao comércio de tecidos, se destacando com a loja Regina no centro da cidade e sendo ativa na Associação Comercial e entre as “Damas Avareenses”.

Assim, as recordações de sua infância que são hoje passadas aos netos mostram o orgulho que Dulcídio tinha pelo conhecimento do pai, pela participação ativa da mãe na sociedade, e pelo carinho com os irmãos e sobrinhos por parte de pai, como Adalgisa Ward, Elias Ward, Eninho e outros.

Na juventude, sua fase radialista ainda é lembrada. Sua voz que aos 82 anos ainda é muito firme e marcante, deve ter sido muito famosa na Avaré dos anos 60. Foi no Coronel João Cruz que fez a turma da rádio e conheceu Laurinda Ramalho da Silva (hoje de Almeida). Ela escrevia as poesias que ele lia no rádio. E assim o par se formou e não se separou mais, hoje com 57 anos de casados.

Dulcídio fez o Tiro de Guerra em Avaré, faculdade de Economia e logo seguiu carreira em São Paulo, onde foi celebrado o casamento. As histórias que mais conta aos filhos são de suas conquistas na FNV – Fábrica Nacional de Vagões. Talvez tenha sido lá o início de sua paixão pelos meios de transportes, rodando Brasil afora e acumulando conhecimento sobre carros, ônibus, trens e aviões. No final dos anos 70 trouxe para Avaré um presente para a mãe: uma Brasília marrom, a primeira na cidade. Sua mãe e a irmã adotiva Maria Oliveira usaram até o fim da vida (2006 e 2008 respectivamente) e hoje ela se encontra no Museu de Antigomobilismo de Avaré, para o qual Dulcidio tem se dedicado cada dia mais, podendo finalmente trabalhar pela sua paixão. Recentemente abriu uma conta no Instagram (@Dulcidio_Antigomobilista) e começou a compartilhar sua coleção de miniaturas de ônibus e carros antigos. A coleção fica aqui na sua casa em Avaré, casa que ele desenhou com todo cuidado para morar após sua aposentadoria.

Mas aos 82 anos, ele ainda não se aposentou. Em 2008, sua filha pediu que ele a ajudasse a abrir uma empresa de inclusão de profissionais seniores, cuidando de toda a parte financeira. A empresa evoluiu para inclusão de profissionais com deficiência e hoje Dulcídio é o CFO da Talento Incluir, com sede em São Paulo.

Dulcídio e Laurinda tem 2 filhos, Daniel e Juliana, e 4 netos, Daniela, Paulo, Fernanda e Maria Júlia. A pandemia os afastou da família, especialmente da família de Daniel que mora em Atlanta (EUA), mas nesse último aniversário, dia 28 de maio, Dulcídio não quis ficar em casa. Ele pediu aos amigos “jeepeiros” de Avaré que o levassem passear pela antiga estrada ferroviária, por onde ele ia e voltava de São Paulo, num trajeto de 12 horas. E assim ele segue, sempre reverenciando suas boas memórias de Avaré (que incluem o título número 1 do Centro Avareense) e ajudando a construir o futuro da cidade, através dos eventos de antigomobilismo que quer trazer para cá, plano que a pandemia interrompeu, mas não cancelou, já que hoje foi eleito Assessor Especial de Relação Institucionais da Aavant.

 

Comente

Seu endereço de e-mail não será publicado. Required fields are marked *