A Polícia Civil de Piraju prendeu preventivamente, na tarde desta quarta-feira (7), um homem de 57 anos, ex-treinador de futebol e ex-monitor de esportes da Prefeitura, investigado pelo crime de estupro de vulnerável contra um adolescente que frequentava uma escolinha esportiva do município.
A prisão ocorreu no bairro Castilhão, em cumprimento a mandado judicial expedido após representação da autoridade policial e manifestação favorável do Ministério Público. A decisão foi proferida pela Justiça de Piraju na última sexta-feira (2).
Segundo a Polícia Civil, a investigação que fundamentou a prisão esclareceu as circunstâncias de abusos sexuais que teriam ocorrido durante aproximadamente três anos.
O caso veio à tona em janeiro de 2026, quando o adolescente procurou o Conselho Tutelar e relatou que os abusos teriam começado quando tinha aproximadamente 12 anos. De acordo com a investigação, o suspeito teria se aproveitado da relação de confiança estabelecida durante os treinamentos para praticar atos de natureza sexual, principalmente após as atividades esportivas, quando permanecia sozinho com a vítima.
Durante as diligências, os policiais reuniram depoimentos, documentos e outros elementos para reconstruir a dinâmica dos fatos. Em depoimento especial, a vítima relatou abordagens indevidas e situações em que supostas avaliações físicas teriam sido utilizadas como justificativa para os abusos. Também foram relatadas ameaças e pressões psicológicas, que teriam contribuído para que o caso permanecesse em silêncio durante anos.
Busca e apreensão
Como parte da investigação, a Polícia Civil cumpriu, em 30 de janeiro deste ano, um mandado de busca e apreensão na residência do investigado.
Na ocasião, foram recolhidos um telefone celular e um dispositivo de armazenamento digital. Segundo a Polícia Civil, a análise do aparelho identificou conversas e contatos particulares com adolescentes, além de convites para encontros fora das atividades esportivas. O material foi analisado em conjunto com os demais elementos reunidos durante a investigação.
Após a conclusão do inquérito referente ao caso principal, a autoridade policial indiciou o investigado pelo crime de estupro de vulnerável e representou pela prisão preventiva. Segundo a Polícia Civil, o pedido considerou os indícios reunidos durante a investigação e o risco de reiteração criminosa.
O pedido foi acolhido pelo Poder Judiciário, após manifestação favorável do Ministério Público.
Outros registros continuam em investigação
Paralelamente ao caso que resultou na prisão, a Polícia Civil identificou outros boletins de ocorrência envolvendo o mesmo investigado.
Os registros incluem relatos de possíveis abusos contra meninos que também frequentaram atividades esportivas sob orientação do ex-treinador. Segundo a Polícia Civil, há denúncias referentes a fatos que teriam ocorrido em 1998, 2001 e 2004, além de episódios mais recentes.
Esses casos ainda são investigados pela Delegacia de Piraju. A Polícia Civil informou que novas diligências estão sendo realizadas para aprofundar os relatos, identificar eventuais outros episódios e esclarecer as circunstâncias de cada ocorrência.
O delegado Gean Lucas Marcon Batista afirmou que a Polícia Civil permanece à disposição para receber novos relatos de possíveis vítimas.
Atuação na Prefeitura
O investigado atuava na rede pública municipal de Piraju desde 1992 e, mais recentemente, exercia a função de monitor de esportes. Ele também era proprietário de uma escola de futebol.
Após o surgimento das denúncias, a Prefeitura determinou o afastamento cautelar do servidor em junho. Dois processos administrativos disciplinares foram instaurados para apurar as acusações.
Em agosto, após a conclusão dos processos administrativos, o ex-monitor foi demitido do cargo que ocupava na administração municipal.
Defesa
Durante o inquérito, o investigado foi ouvido acompanhado de advogado e negou as acusações.
Quando as primeiras denúncias vieram a público, ele também havia negado qualquer prática de abuso e afirmado que pretendia provar sua inocência durante as investigações.
Após a prisão, o homem foi conduzido à Delegacia de Polícia de Piraju, onde foram adotadas as providências legais. Ele passou por exame de corpo de delito e permanece à disposição da Justiça.
A audiência de custódia está prevista para esta quinta-feira (8), quando deverá ser avaliada a situação da prisão. Posteriormente, o investigado deverá ser encaminhado ao sistema penitenciário.
A prisão preventiva ocorre no curso das investigações e não representa, por si só, uma condenação. Os demais registros relacionados ao investigado continuam sob apuração da Polícia Civil, com preservação da identidade das possíveis vítimas.

