CulturaDestaqueFabricante de cymbals de Avaré participou de evento do setor em Chicago

Evento nos EUA teve a proposta de lançar uma luz sobre o cenário da produção independente de pratos para bateria (instrumento musical)
A Comarca31 de maio de 20234 min
https://www.jornalacomarca.com.br/wp-content/uploads/2023/05/DOMENE-2-Copia.jpg

O avareense Francisco Domene Nishida esteve nos EUA, mais precisamente em Chicago, como um dos convidados para o Meet The Smiths, evento que reúne profissionais da área de confecção de pratos para bateria (instrumento musical). Ele ministrou workshop sobre o tema, juntamente a outros 8 fabricantes do setor.

Ele é proprietário da empresa Domene Cymbals, que nasceu há mais de 20 anos no despertar de um sonho e da curiosidade do músico e artesão Francisco Domene Nishida de produzir seus próprios pratos de bateria em Bronze B20. Após anos de profundas pesquisas, testes e conexões, no ano de 2014 deu-se a venda do primeiro prato. Domene havia alcançado o padrão de qualidade sonora e estética desejado.

Se desenvolvendo com os melhores mentores da velha escola turca de produção de pratos de bateria (com início datado de 1623), Francisco Domene, o Chico, como é conhecido, aprimorou suas técnicas de martelamento, e aprofundou-se ainda mais na história e tradição da fabricação de pratos de bateria. Hoje se encontra no hall dos 10 melhores artesões/artistas Cymbalsmith do mundo, sendo reconhecido internacionalmente no meio musical e artístico.

A presença de Domene no Chicago Drums Show 2023 era aguardada com expectativa pela organização do evento. “Uma adição surpresa à lista de convidados dos ferreiros de pratos: Mestre Ferreiro Francisco Domene, do Brasil. Ele orientou dois dos ferreiros do programa, Mike Mangiello e Nicky Moon, e se juntará a eles no palco da clínica”, destacou um dos anúncios da página oficial do evento no Instagram.

“Muito feliz em poder participar de um evento tão importante para o mundo da música, reconhecimento de mais de 20 anos de trabalho, não consigo me acalmar de tanta felicidade. Mostrar para o mundo que no Brasil fazemos os melhores pratos e formamos artesãos ao redor do mundo”, disse Domene em postagem no Facebook.

Conforme a programação do Chicago Drums Show, no sábado (20), nos períodos da manhã e tarde, todos os convidados estiveram no palco do evento para falar sobre suas origens, treinamento, experiência e abordagens da profissão. Já domingo (21), todos os especialistas se reuniram na sala de conferências do salão de exposições para um encontro e recepção, além de tomar um café com biscoito e tirar fotos com os expectadores.

Comente

Seu endereço de e-mail não será publicado. Required fields are marked *