AcontecendoFalha na execução de projeto paralisa obras do calçadão do Costa Azul

A Comarca6 de agosto de 20149 min

Falha na execução de projeto paralisa obras do calçadão do Costa Azul

Projeto aprovado pelo Dade foi alterado sem autorização do órgão; construtora terá que se adequar ao original para que a segunda etapa seja autorizada

Da Redação

Costa Azul 1

Iniciadas em junho de 2012, as obras de construção do calçadão do Balneário do Costa Azul, em Avaré, estão longe de terminar. Através de uma investigação, a Comarca descobriu que houve falhas na execução do projeto original. Com isso, o Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias (Dade) determinou a paralisação do empreendimento até que as obras fossem adequadas ao projeto original.

A obra, orçada em mais de R$ 2,3 milhões, está sendo realizada pela Macor Engenharia Construções e Comércio Ltda, de São Paulo. Segundo a Comarca apurou, a empresa teria seguido o projeto gráfico quando teria que seguir as especificações do memorial descritivo. A Secretaria de Planejamento e Obras é a responsável por fiscalizar a obra. Porém, os engenheiros do município não teriam detectado o problema.

Fiscais do Dade estiveram na cidade e acabaram encontrando as falhas que geraram a paralisação das obras. O órgão teria determinado que a empresa realize as adequações necessárias.

FALHAS – No memorial descritivo consta que a empresa teria que ter construído “bocas de lobo”, mas a empresa acabou instalando no local “bocas de leão”, que são bueiros geralmente localizados ao longo das vias pavimentadas, para onde escoam as águas da chuva drenadas pela galeria pluvial.

Enquanto as falhas não forem corrigidas, o Dade não repassará a verba para a empresa e, devido a isso, a segunda etapa da obra não poderá ser realizada, o que está gerando mais atrasos para a conclusão.

O secretário Municipal de Planejamento, João Dalcim, confirmou o caso à Comarca. “Realmente teve esse problema da empresa construir boca de lobo enquanto o memorial pedia que se construíssem as chamadas bocas de leão. Falei com responsáveis pela empresa e eles me garantiram que realizarão as adaptações. Na minha opinião, vai ficar melhor ainda já que as vias onde foram construídas as bocas de lobo também contarão com as bocas de leão, isso tudo por conta da empresa”, diz.

Questionado sobre a falta de fiscalização da Prefeitura, Dalcim destacou que como a obra foi iniciada na administração passada, não acompanhou o projeto desde o início. Ele acabou confirmando que a fiscalização “comeu de barriga”.

O secretário revelou que a empresa estaria com problemas para encontrar mão-de-obra para dar sequência às obras. Ele disse ainda que a Macor estaria contratando engenheiros de Avaré para acompanhar a obra. “Antes a empresa tinha engenheiros que vinham de São Paulo somente nos finais de semana para acompanhar a obra. Agora, eles estão contratando engenheiros da cidade. Com isso vamos ter uma melhora no andamento da obra, bem como terá mais facilidade para encontrar mão-de-obra”.

PRÓXIMAS ETAPAS – Na segunda etapa estão previstas a conclusão do calçadão, a construção de mais um quiosque, que contará com bar e sanitários. Já na terceira fase, consta a pavimentação da Avenida Costa Azul e algumas vias do bairro, bem como a construção de bueiros para a captação de águas pluviais, construção do posto dos Bombeiros (salva-vidas), a iluminação do calçadão com a instalação de refletores e também o paisagismo, onde árvores tipo palmeiras serão plantadas ao longo do calçadão. “Acredito que até o fim do ano as obras sejam concluídas”, finaliza Dalcim.

RECLAMAÇÃO – Na página de relacionamento da comunidade do Balneário do Costa Azul, moradores reclamam da falta de manutenção no local. “Essa semana, iremos tirar algumas fotos e vamos mostrar aqui a nossa triste realidade. Um bairro denominado ‘Balneário’, um ponto turístico de Avaré, mas abandonado pelo Poder Público. Lamentável, mas real. As imagens dirão por sim mesmo”.

A internauta R.G.A. classifica o suposto abandono como lamentável. “Lamentável mesmo. Estou sempre lá e vejo o abandono total. O prefeito prometeu mundos e fundos e simplesmente não fez nada”.

Moradores reclamam ainda da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), que teria realizado manutenção em uma das vias do local, porém não recolocou as lajotas. “Sabesp faz ligação de água em terreno na Avenida do Balneário Costa Azul há mais de uma semana e não põe de volta as lajotas, ficando um buraco na avenida. Com o tempo vai piorando, e se chover vai fazer um buraco e com a força das águas vai tirar as demais lajotas deixando essa via uma verdadeira calamidade, o que poderia ser evitada se a Sabesp não estragasse nossas ruas. Se tirou, coloque de volta, pois se a Prefeitura não faz nada para melhorar nossas ruas, então precisamos conservar o que temos. Fica aqui nossa dica”.

Comente

Seu endereço de e-mail não será publicado. Required fields are marked *